Conceito de Afolhamento
O termo Afolhamento designa uma técnica utilizada na agricultura e que consiste na divisão da exploração agrícola em folhas ou parcelas, cada uma com uma determinada cultura. Se as parcelas forem rotativamente cultivadas sem descanso entre culturas, diz-se que o afolhamento é contínuo. Se no intervalo de um ano ou mais uma das parcelas ficar em pousio, o afolhamento diz-se descontínuo.
O grande objetivo da utilização de técnicas de afolhamento na agricultura é o de assegurar a conservação da fertilidade dos solos, sendo esta a base das culturas intensivas.
As primeiras técnicas de afolhamento foram desenvolvidas na China há cerca de 2 mil anos. Nessa altura predominava um sistema de rotação bienal que consistia num ano de cultura seguido de um ano de pousio. Mais tarde desenvolveu-se o sistema trienal (3 folhas), caracterizado por dois anos de cultivo seguidos de um ano de pousio. Chegados aos séc. XVIII, em Inglaterra e durante a chamada Revolução Agrícola, generalizou-se o sistema de afolhamento quadrienal, no qual os terrenos eram divididos em 4 folhas e em que a folha que antes fiava em pousio passa a ser substituída pelo cultivo de plantas forrageiras para pastagem dos animais, permitindo não apenas o descanso do terreno, mas também a sua fertilização e a exploração pecuária.