Zonação (na Biologia)

Conceito de Zonação  (na Biologia):

Zonação é a denominação atribuída à distribuição de flora e/ou fauna de uma comunidade ao longo de diferentes zonas, normalmente horizontais. Esta distribuição está dependente de factores bióticos e abióticos, estas comunidades possuem características que as tornam distintas de outras, assim como espécies dominantes que caracterizam a comunidade.

A variação pode ocorrer em pequena escala (centímetros) ou pode variar em grande escala (quilómetros). Os factores que restringem a zonação são, por exemplo, a predação, a competição, o grau de exposição aos factores ambientais, o nível de salinidade, a disponibilidade de alimento, a temperatura e a resistência à falta de água. A latitude e a longitude são também factores que contribuem para o surgimento de uma distribuição por zonas.

A influência da latitude e longitude, na zonação, é verificada ao serem analisados os padrões de distribuição vegetal no planeta. Esta influência provoca uma distribuição biogeográfica das diferentes espécies vegetais, formando o que se denomina por Biomas. Quanto mais afastado do Equador, menor é a quantidade de indivíduos presentes no ecossistema e quanto mais próximo do equador, maior é a quantidade de espécies presentes. Os ecossistemas mais distantes do Equador caracterizam-se pela presença de espécies herbáceas, enquanto os mais próximos do Equador possuem ecossistemas florestais, excepção feita para os ecossistemas desérticos.

Um outro exemplo caraterístico de zonação é a zonação vertical das comunidades bênticas. Esta diferenciação ocorre em faixas perpendiculares ao mar e dividem-se em três zonas. As zonas: supra litoral, meso litoral e infra litoral. Estes três níveis têm em conta as marés e a distribuição dos organismos pelas diferentes zonas, assim como o efeito que as ondas terão sobre os organismos. As espécies pertencentes à zona supra litoral quase não sofrem influência das marés, uma vez que estas só atingem a zona durante as marés vivas.

A distribuição pode também ser afectada pela radiação solar. Neste caso, as zonas denominam-se por zonas eufótica, oligofótica e afótica. Na zona eufótica há maior incidência da luz, já na zona afótica não há qualquer luminosidade. Os seres vivos que habitam as zonas eufóticas são normalmente mais coloridos, enquanto aqueles que habitam em grandes profundidades, na zona afótica, normalmente não possuem cor.

Além das zonas mencionadas existem muitas outras que demonstram a influência dos diversos factores (abióticos e bióticos) sobre a distribuição dos seres vivos, sendo que é necessário que possui-a uma estrutura horizontal.

 

 

Fontes:

Degraer, S.; Willems, W.; Adriaens, E.; Vincx, M. Marine Biology ANALYSIS Chapter 1: Zonation of the BPNS GAUFRE: Towards a spatial structure plan for the Belgian part of the North Sea Ecological zonation Marine Biology Section University Gent

Masi, Bruno P.; Zalmon, Ilana R. (2008). Zonação de comunidade bêntica de entremares em molhes sob diferente hidrodinamismo na costa Norte do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Zoologia 25 (4): 662-673.

McNeill, Myndee (2010). Vertical Zonation: Studying Ecological Patterns in the Rocky Intertidal Zone. Oregon Institute of Marine Biology, Charleston Science Activities, 47:8–14

Piedade, M.T.F; Junk, W.J.; Adis, J.; Parolin, P. (2005). Ecologia, Zonação e Colonização da Vegetação Arbórea das Ilhas Anavilhanas. Pesquisas, Botânica N° 56: 117-144 São Leopoldo : Instituto Anchietano de Pesquisas

Vianna, Bruna da Silva; Giordano, Fabio; Dominguez, Paloma Sant’Anna; Barrella, Walter; Ramires, Milena (2014). Análise da zonação ecológica do médio litoral do costão rochoso da Praia Barra do Una, Peruíbe – SP UNISANTA BioScience – p. 39 – 44; Vol. 3 nº 1

 

Palavras-chave:

Biomas

Comunidades bênticas

Fatores bióticos

Fatores abióticos

Padrões de distribuição

7525 Visualizações 1 Total
7525 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.