Termorregulação

Conceito de Termorregulação:

Nos diferentes ecossistemas terrestres a temperatura varia de valores extremamente baixos, como na Antártida, a valores muito elevados, por exemplo nos desertos, a maioria das funções celulares está por sua vez limitada a temperaturas entre 0ºC e 45ºC, é então desejável e natural que os animais possuam um mecanismo de termorregulação, que permitem a manutenção da temperatura corporal dentro de determinados limites apesar das variações externas através de mecanismos fisiológicos, estruturais ou comportamentais. A termorregulação faz parte dos mecanismos homeostáticos dos organismos.

Relativamente à temperatura corporal pode-se distinguir dois grupos de indivíduos, seres exotérmicos e endotérmicos.

  • Exotérmicos referem-se a seres que não possuem mecanismos evidentes de controlo de temperatura, esta é feita através de comportamentos e de algumas características que permitem que a quantidade de calor necessária seja utilizando a energia do sol. Por exemplo, o lagarto ou da iguana marinha que quando necessitam aumentar a temperatura corporal expõem-se ao sol e quando necessitam que esta baixa, o lagarto protege-se no solo ou debaixo de pedras e iguana marinha mergulha na água fria.
  • Os seres endotérmicos, aves, mamíferos, algumas espécies de peixes e insetos, são seres com a temperatura interna mantida dentro de determinados valores e com mecanismos fisiológicos, morfológicos e comportamentais para controlar tais variações.

Relativamente a comportamentos pode-se referir a construção de ninhos, dos mecanismos morfológicos é um bom exemplo a raposa-do-deserto que apresenta grandes orelhas que permitem perder calor e a raposa-do-ártico que por sua vez possui orelhas reduzidas e uma grande pelagem, permitindo-lhe um grande isolamento térmico e redução da perda de calor.

Dos mecanismos fisiológicos é um bom exemplo o organismo humano em que a regulação da temperatura corporal é controlada essencialmente por via nervosa através de termoreceptores do hipotálamo. Quando a temperatura ambiente é inferior ao indicado pelos termoreceptores, aumenta a perda de calor pelo corpo levando à diminuição da temperatura corporal, ao qual o organismo responde com a constrição dos vasos sanguíneos, contração dos músculos, aumento do ritmo metabólico e consequente aumento da produção de calor e retorno da temperatura ao valor original.

No caso contrário, quando a temperatura ambiente é superior, há um aumento de calor no corpo e um aumento da temperatura corporal, levando a uma dilatação dos vasos sanguíneos, relaxamento dos músculos, aumento da secreção de suor e perda de calor por evaporação, tendo como consequência o aumento de perda de calor pelo corpo e diminuição da temperatura corporal até ao valor original.

Estes mecanismos estão envolvidos num mecanismo de feedback negativo. Nos cães, por exemplo, que não possuem glândulas sudoríparas, ofegam intensamente e a entrada e saída de ar pela boca em contato com a saliva aumenta a evaporação e baixa a temperatura.

1802 Visualizações 1 Total
1802 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.