Savana

Conceito de Savana

Uma savana corresponde a uma região de planície caracterizada por um tipo de vegetação constituída por algumas árvores muito dispersas e por gramíneas (também conhecidas por relva e por capim) que podem atingir até cerca de quatro metros de altura na estação húmida. Em alguns locais podem surgir bosques ou florestas-galeria ao longo da margem dos rios. Localiza-se entre as regiões de floresta tropical e as regiões desérticas de clima quente, sendo famosas as grandes savanas africanas, entre as quais o Serengueti localizada no vale do Rift.

O clima da savana é geralmente muito agreste, com uma estação seca que pode durar até 10 meses e uma estação de chuvas muito mais curta. Na estação das chuvas o crescimento das plantas é muito rápido, atraindo às pastagens recém-formadas um enorme número de grandes herbívoros, entre os quais as zebras e os gnus, acompanhados pelos seus predadores, entre os quais os leões.

Além de África, as savanas existem também na Austrália, onde os cangurus existem em grande quantidade. Na América do Sul, embora com características faunísticas e florísticas diferentes, existem também um bioma geralmente classificado como savana – o cerrado.

1297 Visualizações 1 Total
1297 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.