Conceito de Salmonella
Salmonella é uma bactéria gram-negativa que pertence à família Enterobacteriaceae, e que está associada a uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos – Salmonelose.
Esta bactéria está amplamente distribuída na natureza, e faz parte da flora intestinal normal de alguns animais, como insetos, pássaros e animais domésticos causando nestes salmonelose, podendo depois manter-se no animal, tornando-o apenas portador da bactéria. No caso dos humanos, estes podem tornar-se portadores da bactéria após uma infeção provocada pela mesma.
A Salmonella é transmitida ao homem através da via fecal-oral, após o contacto com água contaminada ou alimentos contaminados. Os alimentos contaminados apresentam aparência e cheiro normais e a maioria deles são de origem animal, como carne, ovos e leite.
Dependendo da espécie envolvida, as infeções por Salmonella possuem um período de incubação de 12 a 72 horas e podem causar diferentes sintomas. Os sintomas característicos incluem: diarreia, náuseas, dor abdominal, febre branda, calafrios, vómitos, dor de cabeça e fraqueza, desaparecendo normalmente entre 4 a 7 dias. A taxa de mortalidade desta infeção é extremamente baixa, no entanto bactérias como Salmonella typhi e Salmonella paratyphi A, B e C produzem febre tifoide, colocando o indivíduo em risco de vida.
A comprovação de que as manifestações clinicas são causadas pela Salmonella só pode ser feita pela identificação da bactéria nas fezes da pessoa infetada e é útil somente nos casos mais graves, em que a administração de antibiótico é necessária.
A prevenção da contaminação implica o controlo em todas as etapas da cadeia alimentar. Assim, são de primordial importância:
- Cozinhar corretamente os produtos de origem animal;
- Controlar a temperatura de armazenamento de forma a evitar o crescimento da bactéria;
- Todos os produtos alimentares devem ser bem lavados antes da sua preparação;
- Evitar o consumo de leite não pasteurizado;
- Separar alimentos crus de alimentos cozinhados;
- Lavar corretamente os utensílios de cozinha e as mãos após contacto com alimentos crus.