Conceito de Quorum Sensing
Quorum sensing é o processo pelo qual os microrganismos regulam a densidade populacional através de sinalização química. As moléculas químicas secretadas por microrganismos são uma forma de comunicação intra- e interespécies que auxiliam as bactérias na coordenação do seu comportamento.
Quorum sensing permite modular diversas características dos microrganismos, tais como a motilidade, produção de fatores de virulência e a formação de biofilmes. As células bacterianas individuais são mais suscetíveis à ação de antibióticos e à resposta imune do hospedeiro. Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria Gram-negativa capaz de infetar diversos hospedeiros, e que utiliza Quorum sensing para a produção de biofilme e fatores de virulência. No entanto, quando elas estão na forma de biofilme é muito mais difícil para os agentes antibacterianos as eliminar, à exceção da cólera que utiliza o quorum sensing no sentido contrário. As bactérias da cólera ao dissolverem o biofilme tornam-se mais infeciosas. Por estas razões, quorum sensing é um processo importante para a sobrevivência de determinados microrganismos.
A intensidade da sinalização é variável consoante o número de células bacterianas. Geralmente, quando em menor número, a sinalização quorum sensing é também menor. Assim que a concentração celular aumenta, a sinalização quorum sensing amplifica. A partir de determinado nível de sinalização, os genes envolvidos em quorum sensing são expressos, levando à produção de produtos que aumentam a patogenicidade bacteriana e, consequentemente, a sua capacidade de sobreviver aos agentes antibacterianos.