Quercus (Organização não-governamental)

Conceito de Quercus (organização não-governamental):

Quercus é o nome de uma organização não-governamental portuguesa que surgiu na cidade de Braga, em 1984, a formação torna-se oficial em Outubro de 1985. O grupo foi formado por ativistas que se aperceberam da necessidade de uma nova associação com o intuito de participar mais ativamente na proteção do meio ambiente.

A associação Quercus assumiu o nome de Grupo para a Recuperação da Floresta e Fauna Autóctone. Os seus símbolos são a folha de Quercus (carvalho) e a bolota, pois as espécies do género Quercus eram predominantes na fauna portuguesa, mas que de momento se encontram num estado muito debilitado.

A 1 de novembro de 1987 a instituição altera o seu nome para Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Ao longo dos anos de existência, a associação foi crescendo tendo surgido muitos núcleos, favorecendo dessa forma a sua atuação na conservação da Natureza, por todo o país.

O grupo Quercus possui diversos núcleos (cerca de 18) em todo o país incluindo nas regiões autónomas, em particular Aveiro, Viseu, Barcelos, Vila Real, Portalegre e Lisboa, criando assim uma estrutura que permite uma maior intervenção a nível local.

Os principais objetivos que regem esta associação são:

  • Conhecer, salvaguardar e preservar o património natural português
  • Promover a educação ambiental, cívica e cientifica como um meio para a conservação e preservação da natureza
  • Promover a realização de estudos que permitam um maior conhecimento do património natural existente em Portugal
  • Alertar para o incumprimento de medidas e as inconsistências de comportamento a nível ambiental

Os contributos prestados por esta associação foram muitos, permitiu a realização de diversos projetos no âmbito da conservação da natureza e dos recursos naturais. Esta organização é uma das que, em Portugal, se encontra na linha da frente da proteção ambiental, adquirindo, por esse motivo, um local de destaque na sociedade.

Dentre os seus projetos podem ser mencionados:

  • Criação de uma zona de alimentação para abutres em Castelo de Vide
  • Projecto Tejo Internacional
  • Criação do Fundo da Quercus para a proteção da natureza
  • Projecto “Por um rio mais limpo”
  • Projecto “Ecocasa”

Inicialmente, esta organização publicava um jornal com informações sobre o meio ambiente e a protecção da natureza. Hoje em dia, para facilitar a divulgação de informação e de conselhos sobre as melhores praticas para viver de forma mais sustentável, a associação criou o seu próprio canal de televisão, na internet, denominado de Quercus TV. No entanto, mantém a publicação do jornal que possui tiragens mensais. Além do seu próprio canal, a associação colabora com diversos meios de comunicação, como jornal, programas de TV e programas radiofónicos de forma a chegar cada vez mais ao público em geral.

Todos os dias são publicadas notícias nos jornais portugueses, nas quais são referidos diversos problemas ambientais que Portugal enfrenta, desde águas contaminadas a plantações de espécies prejudiciais aos ecossistemas tipicamente portugueses, passando por espécies em perigo que aparecem mortas. Estas notícias têm muitas vezes origem nas denúncias feitas por elementos da Quercus, no sentido de tornar Portugal num país mais saudável e ecologicamente estável e seguro.

Ao longo dos anos, desde a sua formação, a instituição tem sido agraciada com diversos prémios, tanto nacionais como internacionais, pelo seu contributo para a criação de uma sociedade mais sustentável.

Fontes:

Jornal Publico. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://www.publico.pt/quercus

Município de Oeiras (2013). QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Oeiras, Portugal. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://www.cm-oeiras.pt/municipio/RelIns/OutRelExt/Paginas/Quercus.aspx

Pela Natureza. Associações/ Entidades. Consultado em: Junho 16, 2015, em http://pelanatureza.pt/empresas/quercus-associacao-nacional-de-conservacao-da-natureza/

Quercus. Fundação. Consultado em: Junhos 16, 2015, em http://www.quercus.pt/home/historia/percurso/16-fundacao

Palavras-chave:

Organização não-governamental

Proteção ambiental

Conservação ambiental

Floresta autóctone

Carvalho

1707 Visualizações 1 Total
1707 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.