Conceito de Polissacarídeo
Os polissacarídeos são um dos grupos principais de glícidos que resultam da ligação entre um grande número de monossacarídeos, formando polímeros de monossacarídeos. Às ligações que se estabelecem entre os monossacarídeos para formar polissacarídeos é dada a designação de ligação glicosídica. Na maior parte dos polissacarídeos a ligação glicosídica estabelece-se entre o carbono 1 de uma unidade e o carbono 4 da molécula seguinte formando-se cadeias lineares como por exemplo a celulose e a amilose.
Alguns exemplos de polissacarídeos:
- Amido: é um polímero da glicose que se constitui como um importante material de reserva das plantas. É constituído por dois polímeros que diferem na estrutura da molécula: a amilose e amilopectina.
- Glicogénio: é um polímero da glicose que se constitui como um importante material de reserva nos animais e em alguns fungos. A estrutura do glicogénio assemelha-se à da amilopectina, diferindo por ser maior, pois tem cerca de 30.000 moléculas de glicose, e por ser mais ramificada.
- Celulose: é também um polímero da glicose. É extremamente abundante nas plantas: cerca de 50% do carbono das plantas faz parte da celulose. Esta abundância deve-se ao facto de ser um componentes estrutural da membrana esquelética das células vegetais.
- Quitina: surge em alguns fungos, entrando na constituição das paredes celulares, e em alguns animais, sobretudo nos artrópodes, onde forma a parte essencial do exoesqueleto.
- Heparina: polímero que tem como missão biológica bloquear a coagulação sanguínea.
1689 Visualizações 1 Total