Planta mesófita

Conceito de planta mesófita

Planta mesófita é o termo usado para indicar plantas que se encontram numa situação intermédia, isto é, as plantas que assumem esta designação vivem num ambiente que não pode ter demasiada quantidade de água, mas ao mesmo tempo também não sobrevive em ambientes com pouca quantidade.

As plantas mesófitas assumem características que as coloca entre as plantas higróficas (necessitam de uma grande quantidade de água para sobreviver) e as plantas xerófitas (praticamente não necessitam de água para sobreviver).

As espécies consideradas plantas mesófitas são as mais cultivadas, uma vez que possuem características que lhes permite adaptar a um grande número de condições ambientais sem que o seu crescimento seja condicionado. No entanto, estas plantas não possuem adaptações para ambientes extremos, podendo não sobreviver quando expostas a estes ambientes.

Apesar da falta de adaptações, algumas destas plantas, conseguem resistir a um stress hídrico moderado devido à capacidade de se aclimatarem ajustando a pressão osmótica, mantendo a turgescência das suas células e como tal diminuindo a necessidade de água (diminuição da pressão osmótica).

As planas mesófitas possuem folhas grandes, planas, finas e bastante verdes. A epiderme das folhas é bastante simples com a presença de estomas que se regulam pela quantidade de água e pela transpiração (excesso de água – estomas abre / pouca água – estoma fecha).

As espécies que se enquadram nesta classificação habitam solos bem drenados, onde não ocorre acumulação excessiva de água. O ar nesses meios é normalmente seco, ou com muito pouca humidade.

Estas plantas evitam o stress hídrico, uma vez que tentam regular a perda de água, apresentam uma cutícula fina e impermeável, que tem como função evitar esta perda. O seu sistema de vasos condutores é bem desenvolvido, além de possuírem um vasto sistema radicular que favorece a obtenção de água. Espécies de mesófitas usam mecanismos como a transpiração para regularem a quantidade de água que permanece no seu interior.

Em períodos de seca, com temperaturas elevadas, estas plantas podem sofrer de stress causado pela temperatura, se não se encontrarem num solo bem irrigado. Pelo contrario, se se encontrarem em solos muito irrigados, mas com temperaturas baixas, estas plantas sofrem stress hídrico.

Ao encontrarem condições mais desfavoráveis (temperaturas demasiado baixas, muita humidade…), algumas espécies de plantas mesófitas, apresentam mecanismos que lhes permite sobreviver, como por exemplo a perda das folhas, o que favorece a manutenção da água no interior da planta, assim como a perda completa da parte aérea, podem ainda abrir ou fechar os estomas de forma a evitarem a perda de água.

 

Fonte:

Calbo, Maria Elisa Ribeiro;  Moraes, José António P.V. (2000). Efeitos da deficiência de água em plantas de Euterpe oleracea (açaí). Revta brasil. Bot., São Paulo, V.23, n.3, p.225-230

Li, Youzhi; Chen, Xinsheng; Xie, Yonghong; Li, Xu; Li, Feng, Hou,Zhiyong (2014). Effects of young poplar plantations on understory plant diversity in the Dongting Lake wetlands, China. Scientific Reports 4, Article number: 6339

 

Palavras-chave:

Plantas higrófitas

Plantas xerófitas

Stress hídrico

Estômato

14326 Visualizações 1 Total
14326 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.