Planta higrófita

Conceito de planta higrófita

Planta higrófita é a designação dada a uma planta que se encontra bem adaptada a ambientes com muita humidade, seja humidade atmosfera, seja a humidade presente no próprio ambiente em que vivem.

No entanto, estas plantas não incluem aquelas que vivem dentro de água. Não se trata de uma planta aquática como é o caso das plantas hidrófitas que habitam em ambientes aquáticos ou alagados, mas antes plantas que precisam de uma grande quantidade de água para sobreviver.

O limbo das suas folhas é largo, grande, delgado, suculento, podendo apresentar forma de lança, características que favorecem a perda de água. As suas folhas são normalmente perenes e apresentam uma grande taxa de respiração e transpiração, sendo muitas vezes frequente a ocorrência de gutação, processo activo de remoção de água que se encontra em excesso. Possuem também uma cutícula muito fina que permite uma maior facilidade nas trocas de água com o meio.

Estas plantas possuem por isso mecanismos que lhes permitem sobreviver, como por exemplo raízes pouco desenvolvidas, pois não necessitam de procurar água visto esta se encontra bastante disponível.

O seu sistema vascular também é muito rudimentar, sendo fácil a qualquer parte da planta obter água sem o seu uso, uma vez que a planta se encontra num ambiente com água abundante. A produção de sementes é grande, pois estas são dispersas através do vento ou de animais. Devido a estas características a maior parte das espécies que se enquadram neste conceito são consideradas pioneiras.

As plantas higrófitas possuem características que favorecem a sua sobrevivência em ambientes cujos índices de pluviosidade são elevados, por exemplos florestas tropicais húmidas. Além de habitarem locais húmidos, podem também ser encontradas plantas higróficas nas margens dos rios e dos lagos, por exemplo espécies ripícolas.

Outros habitats preferidos por estes indivíduos são locais sombrios (estes possuem adaptações que lhes permite realizar fotossíntese utilizando o mínimo de luz que obtêm), os solos de planícies aluviais (que devido à irrigação são bastante férteis), assim como o fundo dos vales.

 

Fontes:

Barbosa, José Marcos (2000). Efeito do soterramento e da submersão sobre a sobrevivência de sementes de espécies nativas utilizadas em reflorestamentos ciliares. R. Árvore, Viçosa-MG, v. 24, n. 3, p.317-322.

Li, Youzhi; Chen, Xinsheng; Xie, Yonghong; Li, Xu; Li, Feng, Hou,Zhiyong (2014). Effects of young poplar plantations on understory plant diversity in the Dongting Lake wetlands, China. Scientific Reports 4, Article number: 6339

 

Palavras-chave:

Planta hidrófita

Vegetação ripícola

Planta pioneira

Humidade

4501 Visualizações 1 Total
4501 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.