Nucléolo

O nucléolo é uma estrutura nuclear, presente nas células eucariotas e relaciona-se à produção das subunidades ribossômicas. O nucléolo não é envolvido por membrana.

O nucléolo é formado em torno de alças cromossómicas, em sítios específicos que contém os genes para transcrição do r RNA (RNA ribossómico). Na espécie humana, esses genes estão presentes em vários cromossomas (13, 14, 15, 21 e 22). As regiões cromossómicas que contém esses genes são chamadas de zonas organizadoras do nucléolo.

O tamanho e o número de nucléolos são diretamente proporcionais à necessidade de a célula produzir ribossomas, ou seja, está associada à atividade celular.

nucleo e nucleolo micrografia facult une edu

Micrografia eletrônica de uma célula apresentando o núcleo celular com o nucléolo assinalado (nucleolus, em inglês).

Figura de http://faculty.une.edu/com/abell/histo/histolab2.htm (acessado em 11/07/2016).

O nucléolo é desorganizado no início da divisão celular (profase) e é novamente reconstruído no final desse processo de divisão (telofase).

Função

O nucléolo é responsável pela síntese e pelo processamento do r RNA. No entanto, nem todos os tipos de r RNA são sintetizados no nucléolo, o r RNA 5S, por exemplo, é sintetizado fora do nucléolo, mas migra até ele onde participa da constituição da subunidade maior do ribossoma.

Observam-se duas regiões nucleolares: a região fibrilar e a região granular. A região fibrilar é responsável pela síntese de r RNA. A região granular é periférica, nessa região as subunidades dos ribossomas são processadas. As moléculas de r RNA se associam a proteínas ribossômicas já durante a síntese do r RNA ou durante o processamento das subunidades ribossômicas.

nucleolo partes micrografia ufrgs

Micrografia eletrônica com evidência às regiões do nucléolo; RG – região granular e RF – região fibrilar. Eu – eucromatina, H – heterocromatina, C – carioteca, CP – citoplasma.

Figura de: http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/nucleo.htm (acessado em 11/07/2016).

As subunidades dos ribossomas abandonam o nucléolo e migram para o citoplasma através dos poros nucleares. No citoplasma as subunidades vão agir na síntese protéica. Vale ressaltar que não há síntese de proteínas no núcleo, ela ocorre apenas no citoplasma.

7383 Visualizações 1 Total

References:

http://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas/nucleo.htm

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK21729/

http://faculty.une.edu/com/abell/histo/histolab2.htm

DE ROBERTIS, Eduardo M. F; HIB, José. Base da Biologia Celular e Molecular. Tradução Antônio Francisco Dieb Paulo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006 (4ª edição).

JUNQUEIRA, Luíz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012 (9ª edição).

7383 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.