Conceito de Mutação
Mutação define uma alteração, aleatória, na sequência dos nucleótidos do ADN de um organismo. Estas alterações podem ser causadas por erros de cópia do material genético durante a divisão celular. Exposição aos raios UV, raios X, agentes químicos ou vírus podem aumentar a taxa de mutações num organismo e, dependendo da célula em que ocorrem, podem ser transmitidas à descendência, como é o caso das mutações ocorridas em células da linha germinativa. As mutações ocorrem a uma baixa frequência e, destas, a maioria não chega a tornar-se permanente, pois os organismos possuem mecanismos de reparação do ADN.
São classificadas em mutações génicas ou cromossómicas. As génicas podem ocorrer por substituição, adição ou remoção de bases azotadas, levando à alteração das proteínas produzidas pelo individuo; No caso das mutações cromossómicas estas podem apresentar-se sob a forma de alteração da estrutura do cromossoma ou do seu número
As mutações geram variações no pool genético de uma dada população, criam versões diferentes dos mesmos genes, os chamados alelos. Estas pequenas diferenças na sequência de ADN tornam cada individuo único.
Sendo desfavoráveis, as mutações, podem apresentar a sua frequência reduzida na população por meio da seleção natural, enquanto mutações favoráveis podem ser acumuladas, originando em mudanças evolutivas adaptativas. Existem ainda mutações, cujos efeitos não afetam a aptidão dos indivíduos, sendo por isso consideradas neutras. São um importante mecanismo evolutivo, que permite a ação da seleção natural, fornecendo as novas caraterísticas vantajosas que resistem e se multiplicam nas gerações seguintes, ou as caraterísticas desfavoráveis que desaparecem com o desaparecimento de organismos mais fracos.