Monera, Reino

Conceito de Reino Monera: Todos os seres vivos incluídos no Reino Monera são procariontes, chamados de bactérias. Os seres procariontes são exclusivamente…

Conceito de Reino Monera

Todos os seres vivos incluídos no Reino Monera são procariontes, chamados de bactérias. Os seres procariontes são exclusivamente unicelulares e não apresentam núcleo individualizado, nem membranas internas. Quase todos possuem parede celular rígida constituída por polissacarídeos com aminoácidos incorporados. Muitas formam filamentos, apesar de unicelulares, uma vez que as células ao dividirem-se não separam totalmente as suas paredes.

A reprodução é sempre assexuada, embora algumas formas tenham mecanismo que providenciam a recombinação génica. Alguns têm a capacidade de formar esporos, o que lhes permite sobreviver em condições adversas.

Atualmente, dividem-se as bactérias em dois grupos distintos: as Eubactérias e as Arqueobactérias.

As Eubactérias são designadas simplesmente por bactérias e desenvolvem-se em todos os tipos de ambientes.

As Arqueobactérias são organismos que têm uma grande capacidade de resistência e desenvolvem-se em ambientes extremos, com condições muito rigorosas (por exemplo: de temperatura e pH). São entre todos os organismos, os mais primitivos.

Estruturalmente as bactérias apresentam membrana celular que delimita o citoplasma, parede celular e o material genético. A membrana celular por vezes invagina-se para o interior formando os mesossomas, onde se localizam enzimas que controlam os processos respiratórios. A parede celular, ao contrário da das plantas, não é celulósica. Algumas bactérias possuem uma cápsula a envolver toda a célula, que lhes confere o grau de patogenicidade. O material genético é constituído por uma molécula de ácido desoxirribonucleico (DNA) circular, algumas espécies apresentam RNA, como material genético. A nível locomotor podem apresentar flagelos longos e finos que permitem o deslocamento, ou fímbrias (ou pili), prolongamentos curtos que permitem a sua fixação ao substrato. No citoplasma existem ribossomas e granulações com reservas alimentares.

A maioria das bactérias é heterotrófica, havendo algumas espécies autotróficas. As que utilizam como fonte de energia a luz solar são designadas de fotoautotróficas e as que utilizam a oxidação de compostos orgânicos, como fonte de energia, são chamadas de quimioautotróficas.

Quanto à forma as bactérias podem ser em forma de bastonetes e são designadas por bacilos (Bacillus thurigiensis), podem ser esféricas, os cocos (Staphylococcus aureus), podem ser espiriladas e dá-se o nome de espirilos (Borrelia burgdorferi), ou então apresentarem a forma de vírgula, estas designam-se por vibriões (Vibrio cholerae).

As bactérias assumem uma regular participação na decomposição da matéria orgânica, ou seja, na reciclagem da matéria. Os compostos orgânicos são desdobrados nos seus elementos básicos, pelos microrganismos, podendo ser utilizados, novamente, pelos seres produtores.

Outro papel importante das bactérias é a sua intervenção no ciclo do azoto, transformando o amoníaco em nitratos. Exemplo destas bactérias são as cianobactérias. Este grupo é exclusivamente fotossintéticas e possuem além da clorofila a, outros pigmentos designados por ficobilinas, localizados em lamelas fotossintéticas, uma vez que não possuem cloroplastos. Podem viver associadas em filamentos ou formar colónias.

No campo da saúde, muitas bactérias são patogénicas, e são responsáveis por várias doenças que afetam o Homem, como por exemplo, a pneumonia, a cólera, a tuberculose, o tétano, entre outras. Outras bactérias assumem um papel benéfico, tanto na produção de fármacos, como na indústria alimentar.

As bactérias podem viver em simbiose com outros organismos, tornando-se essa associação vantajosa. Algumas bactérias decompõem a celulose dos alimentos no intestino de alguns animais herbívoros. Outras sintetizam vitaminas no intestino do Homem e algumas evitam o desenvolvimento de certos tipos de infeções no líquido vaginal, criando um ambiente hostil.

925 Visualizações 1 Total
925 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.