O que é o kefir?
Kefir ou quefir é um tipo de bebida fermentada probiótica. Utilizada para fins medicinais e nutricionais, a bebida produzida a partir da fermentação dos grãos tem origem turca. Normalmente ele é obtido por meio de fermentação do leite. Pode-se utilizar leite de caprinos, bovinos e de ovelha.
Os grãos que consistem no kefir são, na verdade, uma colónia de microorganismos, cuja matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Esses grãos, quando fermentados em água ou leite, produzem uma substância que é excelente para a microbiota intestinal.
O kefir é também essencial no catabolismo. Além disso, ele produz lactase, a enzima necessária para efetuar a digestão de laticínios. Ou seja, é próprio e recomendado para intolerantes à lactose.
Os benefícios deste alimento são tantos que o significado literal da palavra, em turco, é mesmo “bem-estar”.
Como produzir e para que serve?
O microorganismo pode ser mantido em casa e as suas colónias podem ser divididas e difundias. É por meio de doação que o probiótico é obtido. Ele pode ser reproduzido em água ou diversos tipos de leite. O meio em que o microorganismo é cultivado deve ser trocado diariamente, a fim de mantê-lo em boas condições sanitárias.
Os grãos são comprovadamente benéficos para estimular o sistema imunológico, reduzir o colesterol e diminuir alergias crónicas. Além disso, funciona como anti-inflamatório, anticancerígeno, antifúngico e antimutagênico. Também são muito admirados por médicos e nutricionistas por suas quantidades elevadas de vitaminas, dos complexos B, K e D, e aminoácidos.
Apesar disso, o kefir não é rico em hipocretina, como muitas pessoas pensam por causa de crenças populares. Existem muitas desinformações online sobre o uso do probiótico. Na dúvida, é sempre importante consultar um profissional da área da saúde.
Cuidados com o kefir
Em água, a fermentação leva à produção de álcool etílico. Por isso, o alimento pode não ser recomendado para pacientes com problemas de fígado ou diabetes.
References: