Hipocretina

Responsável pelo sono, ansiedade, vigília e outros estados, a hipocretina é um neurotransmissor importante para o equilíbrio do nosso organismo.

Hipocretina é o nome de um neurotransmissor que é responsável pelos níveis de excitação do corpo. Também conhecida como orexina, ela pode influenciar o estado de vigília, a felicidade e o apetite.

hipocretina

Falta de hipocretina

A falta deste neurotransmissor no organismo pode causar diversas doenças, como depressão. A mais comum, entre elas, é a narcolepsia. A narcolepsia trata-se de uma perturbação do sono, em que o doente perde muito rapidamente o tônus muscular, podendo sofrer desmaios a qualquer momento.

Quem sofre deste distúrbio pode também desenvolver cataplexia. Os pacientes com esta condição não podem dirigir, muito menos operar máquinas. Suas vidas tornam-se limitadas e necessitam de acompanhamento médico constante. Isso porque elas podem dormir durante horas e, até mesmo, dias.

São poucas as células cerebrais que produzem esta substância específica. Os cientistas afirmam que pode variar o número, entre 10 e 20 mil, de neurônios produtores presentes no hipotálamo. Por isso, é importante consumir produtos que contenham a substância, como o ovo, por exemplo, para manter o equilíbrio da hipocretina.

hipocretina e sono

Alimentos ricos em hipocretina

Alguns outros alimentos também são ricos no neurotransmissor, tais como o café, o chocolate amargo e algumas pimentas. A hipocretina está associada ainda aos alimentos ricos em proteínas. Por isso, aumentar a ingestão de carnes e legumes pode melhorar problemas relacionados ao sono.

Pesquisas mostram que a produção dessa substância pode ser estimulada pelos açúcares. Não só os presentes nos doces, mas também massas, pães e outros alimentos.

Estudos mais atuais mostram que os aminoácidos, que formam as proteínas, predominantes nos alimentos de origem animal, estimulam e ativam os neurónios produtores de hipocretina. Assim, estes neurônios estão sob o controle de açúcares e proteínas simultaneamente.

Quem tem um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada, não sofre com descontroles da substância. O excesso da hipocretina pode levar a ansiedade, depressão e insónia. Portanto, o ideal, de acordo com os médicos, é manter a substância sempre em equilíbrio.

1203 Visualizações 1 Total

References:

SaúdeLab

1203 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.