Greenway

Conceito de Greenway

Greenway é um conceito criado por ecologistas e paisagistas e tem como objectivo proteger e preservar a natureza unindo diferentes paisagens. Em português o termo pode ser traduzido para corredor verde. A tradução não é muito correcta, uma vez que o conceito americano não corresponde verdadeiramente ao conceito europeu de green corridor. Estas estruturas podem sofrer pouca influência do Homem, muitas vezes são deixadas para evoluírem de forma própria, sendo a principal preocupação a preservação do ambiente e a manutenção das espécies.

Não existe uma verdadeira definição para o termo, no entanto, aceita-se como definição o facto de que um greenway tem que apresentar uma estrutura linear, possuir um propósito ecológico, ao mesmo tempo que apresentam características que favorecem a sociedade. A grande diferença entre um corredor ecológico e um greenway está na exigência, por parte do ultimo, de  existirem muitos mais usos além dos ecológicos, enquanto os corredores ecológicos só necessitam da presença de usos ecológicos.

A criação destas estruturas deve-se à necessidade de ligar habitats que, devido à introdução de espécies exóticas, ou à criação de barreiras como prédios e estradas, perderam a sua conectividade natural. Os greenways surgem também devido à inexistência de espaços verdes na cidade, assim como de locais de movimentação para os animais.

Os greenways criados pelo homem tendem a seguir estruturas lineares como estradas, existem alguns que foram criados em cima de caminhos-de-ferro abandonados. Esta tendência deve-se ao facto de os greenways necessitarem de possuir uma estrutura linear muito semelhante à produzida pelos caminhos-de-ferro.

O termo greenway surgiu recentemente, no entanto, o seu conceito pode mesmo remontar ao tempo romano e à construção das suas estradas. Algumas definições consideram que estas estruturas estão mais relacionada com a proximidade a rios ou locais com água, como lagos ou ribeiros. Outras definições admitem tratarem-se de estruturas que ligam as áreas rurais e as urbanas, permitindo assim a continuidade das áreas verdes.

A construção de greenways passou por diversas fases, sendo que a mais recente consiste na construção de estruturas que permitam à sociedade aproveitar o tempo livre em locais urbanos mas que ao mesmo tempo favorecem um melhor estilo de vida, mais saúde e melhor ambiente. Nestes locais normalmente não são permitidos veículos que produzem poluição, estando muitas vezes ser associados a trilhos para caminhar ou andar de bicicleta, podem no entanto acompanhar estradas.

Características básicas de um Greenway:

  • Estrutura com vegetação
  • Forma linear
  • Permite a passagem de seres vivos
  • Liga diferentes manchas de paisagem
  • Pode auxiliar na diminuição da poluição (atmosférica e aquática)
  • Apresenta diversas funções (fixação do solo, habitat…)
  • Possui muitos usos num mesmo espaço (preservação do ambiente, educação, lazer …)
  • Espaço acessível pelo público em geral

A criação de um greenway, ou qualquer outro corredor com fins ecológicos e de sustentabilidade, tem que respeitar o “continuum natural”, isto é, respeitar as paisagens que cercam estes locais, de forma a fornecer uma continuidade em termos paisagísticos e funcionais, integrando ao mesmo tempo as características sociais e culturais da região.

Na sua condição de elemento de ligação, para diminuir a fragmentação do território, um corredor verde, pode estar associado a outras estruturas como as stepping stones, ou possuir à sua volta estruturas como jardins e ou terrenos abandonados. A ligação destas estruturas com os terrenos adjacentes pode ser benéfica ao permitir a passagem dos seres vivos, no entanto, pode também ser prejudicial se estes terrenos não possuírem as características necessárias à sobrevivência das espécies.

Este conceito é bastante controverso existindo por isso diversas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens é possível mencionar o facto de se tratarem de estruturas que facilitam a deslocação das espécies entre manchas, ajudam a controlar o fluxo de nutrientes e os ciclos biogeoquímicos, além de puderem atrair novas oportunidades de negócio, favorecendo assim a comunidade local. Por outro lado as desvantagens prendem-se com o desequilíbrio ambiental presente nos corredores que pode favorecer a dispersão de espécie invasoras, podem causar problemas políticos e sociais devido a sua localização, além de puderem desviar as atenções de causas mais importantes.

Devido ao seu uso tornou-se de grande importância estudar e monitorizar estes espaços, pois além de servirem para a realização de actividade humanas, são também estruturas que permitem a passagem e agem como habitat para diversas espécies de invertebrados e vertebrados, além das espécies vegetais.

Fontes:

Angold, P. G., Sadler, J. P., Hill, M. O., Pullin, A., Rushton, S., Austin, K., Small, E., Wood, b., Wadsworth, R., Sanderson, R., Thompson, K., 2006. Biodiversity in urban habitat patches. Science of the Total Environment 360, 196-204.

Ahern, Jack, 2002. Greenways as strategic landscape planning: theory and application. Wageningen University.

Bryant, M. Margaret, 2006. Urban landscape conservation and the role of ecological greenways at local and metropolitan scales. Landscape and Urban Planning 76, 23-44.

Chapman, David, Pratt, Dick, Larkham, Peter, Dickins, Ian, 2003. Concepts and definitions of corridors: evidence from England’s Midlands. Journal of transport geography 11, 179-191.

Fabos, J.G., 2004. Greenway planning in the United States: its origins and recent case studies. Landscape Urban Plan. 68, 321–342.

Perreira, Miguel Ângelo Silva, Neves, Nuno Alexandre Gouveia de Sousa, Figueiredo, Diogo Francisco Caeiro, 2007. Considerações sobre a fragmentação territorial e as redes de corredores ecológicos. Geografia 16.

Palavras-chave:

Stepping stones

Fragmentação

Paisagem

Dispersão

915 Visualizações 1 Total
915 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.