Genoma Bacteriano

Conceito de Genoma Bacteriano: O genoma compreende todo o DNA de um organismo. Muitos dos microrganismos modelo já estudados, como a Escherichia coli, possuem um…

Conceito de Genoma Bacteriano

O genoma compreende todo o DNA de um organismo. Muitos dos microrganismos modelo já estudados, como a Escherichia coli, possuem um único cromossoma circular de cadeia dupla. Contudo, com o avanço da investigação sabe-se que as bactérias podem possuir arranjos mais complexos da sua informação genética do que apenas um cromossoma circular por célula. Alguns genomas bacterianos são compostos por múltiplos cromossomas e/ou plasmídeos (que possuem genes não essenciais à sobrevivência) e existem também bactérias que possuem várias cópias do seu genoma. O genoma bacteriano possui também elementos móveis, que podem ser sequências de inserção ou transposões, e que se encontram amplamente distribuídos pela natureza, tanto em vírus como em células eucarióticas e procarióticas. Estes elementos têm a capacidade de “saltar” de um local do genoma para outro completamente diferente ou até para o plasmídeo.

Apesar do genoma bacteriano ser, em geral, mais pequeno que o genoma dos animais e das plantas, este possui um tamanho considerável em comparação com a dimensão das bactérias. Ou seja, se esticássemos o seu genoma, este iria ser maior que o próprio organismo. Por esse motivo, o cromossoma bacteriano encontra-se superenrolado numa zona do citoplasma denominada por nucleoide, dando espaço para que outras funções ocorram, como a produção de proteínas ou o metabolismo. Também em comparação com os organismos eucariontes, as bactérias possuem uma densidade de genes muito mais elevada.

As bactérias reproduzem-se por fissão binária, o que envolve a duplicação da informação genética e a separação da célula mãe em duas células filhas geneticamente iguais. No entanto, esta semelhança vai-se perdendo devido a fenómenos como mutações ou recombinações que alterar a sequência de DNA. Um aspeto de grande importância clínica relacionado com a genética bacteriana é a capacidade que algumas bactérias possuem de transferir genes para outras bactérias da mesma espécie ou de espécies diferentes. Desta forma, pode ocorrer o fluxo de genes relacionados com a resistência a antibióticos para bactérias patogénicas que eram suscetíveis, gerando graves consequência a nível da saúde pública.

5625 Visualizações 1 Total
5625 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.