Conceito de Galactose
A galactose é um açúcar simples ou monossacarídeo. Pode também ser classificada como uma hexose simples por ser um monossacarídeo com seis carbonos. A galactose apresenta a fórmula molecular C6H12O6 que é partilhada com outros açúcares simples, tais como a glucose e a manose. O que os difere estruturalmente é a orientação de grupos hidroxilo específicos relativamente à restante molécula.
Em adição, a galactose pode existir em duas conformações que são imagens no espelho uma da outra, tal como acontece com outros açúcares: D-galactose – que é a forma mais comum – e a L-galactose. São denominados isómeros óticos ou enantiómetros e classificados de acordo com a direção do desvio da luz polarizada. A D-galactose e a D-glucose são considerados epímeros pois diferem em apenas um centro quiral.
Em algumas algas marinhas vermelhas encontram-se heteropolissacáridos de galactose. É a partir deste material que se faz o agar, uma mistura de polissacarídeos sulfatados constituida por D-galactose e L-galactose. Devido à sua capacidade de formar géis sólidos, ele tem inúmeras aplicações em laboratório e na alimentação tais como, a formação de géis de agarose para eletroforese de DNA, placas para cultivo de microorganismos e o encapsulamento de vitaminas e fármacos.
References:
David L. Nelson, Michael M. Cox, (2005) Lehninger: Principles of Biochemistry (4ª Edição), Macmillan (Cap. 7, pp. 240-241, 252-253)