Filo

Conceito de Filo: Filo (Phylum) ou divisão é um dos níveis taxonómicos, assim como Reino, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie, usado para…

Conceito de Filo

Filo (Phylum) ou divisão é um dos níveis taxonómicos, assim como Reino, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie, usado para classificar os indivíduos. O termo filo corresponde ao nível exatamente abaixo do reino, para a nomenclatura zoológica, enquanto o termo divisão corresponde exatamente ao mesmo nível mas é usado na nomenclatura botânica. O termo mais correto, segundo o código internacional para a nomenclatura, será filo, apesar de se poder continuar a usar o termo divisão.

Os vários filos correspondem a um reino, assim como um grupo de classes corresponde a um dado filo. Os indivíduos são distribuídos pelos diversos filos consoante as suas semelhanças em termos de morfologia, funcionalidade e genoma, num mesmo filo ou divisão encontrar-se-ão indivíduos com caraterísticas semelhantes.

O filo é uma categoria bastante ampla podendo existir dentro dele indivíduos, que há primeira vista, nada têm em comum, como é exemplo o filo ao qual o ser humano pertence, o ser humano pertence ao filo Cordados, assim como todos os répteis, aves, mamíferos e muitos outros seres vivos (todos os seres que possuem uma Corda nalguma das suas fases de vida, isto é, uma estrutura rígida que se estende ao longo de todo o interior do corpo, pertencem a este filo), isto deve-se ao fato de todos possuírem um ancestral comum.

O termo teve origem no grego, no entanto, foi utilizado durante muito tempo com um propósito diferente daquele para o qual é utilizado hoje. No presente o fato de o filo englobar indivíduos usando as suas diferentes caraterísticas, e não apenas as caraterísticas físicas, veio alterar muito a anterior distribuição dos seres vivos, pois animais muito semelhantes fisicamente podem estar evolutivamente muito longe, isto é, possuírem ancestrais muito distintos.

Nem todos os reinos usam a terminologia de filo ou divisão, este fato ocorre particularmente no reino dos vírus, pois é muito difícil organiza-lo em categorias taxonómicas superior, devido à sua grande variabilidade. A variabilidade presente neste tipo de classificação fez com que alguns cientistas propusessem o seu abandono e que fosse substituído por outro método mais eficaz, no entanto, esse fato ainda não foi completamente aceite.

Como qualquer outra classificação, esta classificação sistemática foi criada pelo ser humano e como tal é passível de erros e incoerências, principalmente por se tratar de um conceito abstrato. Com os avanços da tecnologia foi sendo possível melhora-la e aproxima-la um pouco mais do mundo natural, no entanto, existem seres que ainda não foram encaixados numa categoria assim como outros seres foram sendo mudados de lugar consoante novas informações foram surgindo.

7976 Visualizações 1 Total
7976 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.