Conceito de Filo
Filo (Phylum) ou divisão é um dos níveis taxonómicos, assim como Reino, Classe, Ordem, Família, Género e Espécie, usado para classificar os indivíduos. O termo filo corresponde ao nível exatamente abaixo do reino, para a nomenclatura zoológica, enquanto o termo divisão corresponde exatamente ao mesmo nível mas é usado na nomenclatura botânica. O termo mais correto, segundo o código internacional para a nomenclatura, será filo, apesar de se poder continuar a usar o termo divisão.
Os vários filos correspondem a um reino, assim como um grupo de classes corresponde a um dado filo. Os indivíduos são distribuídos pelos diversos filos consoante as suas semelhanças em termos de morfologia, funcionalidade e genoma, num mesmo filo ou divisão encontrar-se-ão indivíduos com caraterísticas semelhantes.
O filo é uma categoria bastante ampla podendo existir dentro dele indivíduos, que há primeira vista, nada têm em comum, como é exemplo o filo ao qual o ser humano pertence, o ser humano pertence ao filo Cordados, assim como todos os répteis, aves, mamíferos e muitos outros seres vivos (todos os seres que possuem uma Corda nalguma das suas fases de vida, isto é, uma estrutura rígida que se estende ao longo de todo o interior do corpo, pertencem a este filo), isto deve-se ao fato de todos possuírem um ancestral comum.
O termo teve origem no grego, no entanto, foi utilizado durante muito tempo com um propósito diferente daquele para o qual é utilizado hoje. No presente o fato de o filo englobar indivíduos usando as suas diferentes caraterísticas, e não apenas as caraterísticas físicas, veio alterar muito a anterior distribuição dos seres vivos, pois animais muito semelhantes fisicamente podem estar evolutivamente muito longe, isto é, possuírem ancestrais muito distintos.
Nem todos os reinos usam a terminologia de filo ou divisão, este fato ocorre particularmente no reino dos vírus, pois é muito difícil organiza-lo em categorias taxonómicas superior, devido à sua grande variabilidade. A variabilidade presente neste tipo de classificação fez com que alguns cientistas propusessem o seu abandono e que fosse substituído por outro método mais eficaz, no entanto, esse fato ainda não foi completamente aceite.
Como qualquer outra classificação, esta classificação sistemática foi criada pelo ser humano e como tal é passível de erros e incoerências, principalmente por se tratar de um conceito abstrato. Com os avanços da tecnologia foi sendo possível melhora-la e aproxima-la um pouco mais do mundo natural, no entanto, existem seres que ainda não foram encaixados numa categoria assim como outros seres foram sendo mudados de lugar consoante novas informações foram surgindo.