Extante

Definição de extante. Exemplos de linhagens extantes e de linhagens extintas.

‘Extante’ significa que ainda ocorre no presente, que ainda é sobrevivente. Diz-se que é ‘extante’ uma linhagem biológica que existe nos dias de hoje e que, portanto, não se extinguiu. ‘Extante’ é, assim, precisamente o contrário de ‘extinto’.

 

Linhagem ancestral comum ao Homem e ao Chimpanzé

Um exemplo concreto entre a diferença de uma linhagem extante e de uma linhagem extinta é a linhagem do chimpanzé e a do Homem, e a linhagem ancestral que deu origem a ambas. O chimpanzé e o Homem são organismos geneticamente aparentados e partilham  cerca de 99% do genoma entre si. No entanto, são duas linhagens evolutivas diferentes, que seguem histórias evolutivas diversas desde que se separaram há cerca de 7 milhões de anos atrás.

Estas duas linhagens divergiram a partir de uma linhagem ancestral. Este ancestral comum nunca foi identificado. Não foi até agora possível recolher qualquer vestígio fóssil deste organismo. Este ancestral comum pertence a uma linhagem ‘extinta’, e as duas linhagens em que se subdividiu são a que deu origem ao Homem por um lado, e a que deu origem ao chimpanzé por outro lado. Estas são duas linhagens ‘extantes’ porque ainda existem no presente.

 

Modelação de espécies extintas através das características de espécies extantes aparentadas

Recentemente foi divulgada uma imagem de um hipotético representante do ancestral de todos os mamíferos placentários extantes, como o Homem, a baleia, o cavalo ou o coelho.

Os investigadores fizeram uma reconstrução do aspecto morfológico desse animal ancestral através duma modelação de caracteres fenotípicos e genéticos inseridos numa base de dados designada por Morphobank, pertencente ao projecto Assembling the tree of life. Comparando as características dos mamíferos placentários actuais com a de outros grupos extantes e extintos aparentados, foi possível recriar uma espécie de uma imagem modelo desse antepassado comum.

Este ancestral seria um animal de pequeno porte e semelhante a um roedor. Pensa-se que seria um animal insectívoro e que a prole se desenvolvia no interior de uma placenta.

 

Referências bibliográficas

Link para o artigo com a imagem do ancestral placentário:

http://news.sciencemag.org/plants-animals/2013/02/ancestor-all-placental-mammals-revealed

O’Leary, M. A., Bloch, J. I., Flynn, J. J., Gaudin, T. J., Giallombardo, A., Giannini, N. P., … & Cirranello, A. L. (2013). The placental mammal ancestor and the post–K-Pg radiation of placentals. Science, 339 (6120), 662-667.

Mark Jobling, Edward Hollox, Matthew Hurles, Toomas Kivisild, Chris Tyler-Smith. (2013) . Human Evolutionary Genetics. Garland Science.

Langaney André. (1988). Les hommes – passé, present, conditionnel. Armand Colin Éditeur.

 

 

1118 Visualizações 1 Total
1118 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.