Eletroforese em Gel

Conceito de Eletroforese em Gel: A eletroforese é uma técnica amplamente utilizada nas mais diversas áreas da biologia molecular e foi inicialmente…

Conceito de Eletroforese em Gel

A eletroforese é uma técnica amplamente utilizada nas mais diversas áreas da biologia molecular e foi inicialmente introduzida por Arne Tiselius, em 1937. Esta técnica permite a separação de moléculas, tais como ácidos nucleicos e proteínas, pela aplicação de um campo elétrico. Quando um campo elétrico é aplicado, as moléculas migram numa direção a uma velocidade que reflete a sua carga global e massa molecular/tamanho. Assim, cada molécula exibe diferentes perfis de migração ao longo do gel: moléculas de menor tamanho molecular migram mais rapidamente, enquanto que moléculas de maior tamanho terão mais dificuldade em atravessar a malha do gel, movendo-se mais lentamente. Após a separação, as moléculas podem ser visualizadas através de várias metodologias de coloração, detecção imunológica ou radioativa. Através desta técnica é ainda possível calcular o tamanho exato de um dado fragmento com base na sua razão de migração. Géis de poliacrilamida são comummente utilizados para a separação de proteínas, enquanto que géis de agarose são geralmente utilizados para a separação de ácidos nucleicos.

1153 Visualizações 1 Total
1153 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.