Efeito Fundador

O efeito fundador ocorre quando uma nova população é fundada a partir de um subconjunto de uma população inicial.

O efeito fundador é um fenómeno que ocorre quando uma nova população é fundada a partir de um subconjunto de uma população inicial. Este termo é utilizado no âmbito da genética populacional e descreve um processo que caracteriza eventos demográficos com um cariz de colonização, como o evento de colonização de uma ilha a partir de indivíduos oriundos de populações continentais, ou o movimento migratório de uma parcela de uma população seguido da sua posterior fixação numa nova localização.

O efeito fundador é uma forma de deriva genética, o que significa que diz respeito a uma alteração na composição do fundo genético (gene pool) de uma população por acção de processos meramente casuais (efeitos estocásticos, puramente demográficos e não dirigidos pela selecção natural).

Os indivíduos que compõem a população inicial são portadores de determinados alelos (variantes de um gene), de diferentes variações do genoma e, portanto, de um nível determinado de diversidade genética. Quando ocorre um evento de colonização efectuado a partir de um subconjunto de indivíduos da população de origem, as subpopulações formadas serão constituídas apenas por parte da totalidade dos alelos iniciais. Por esta razão, muitas destas subpopulações são, por vezes, afectadas pelos efeitos nocivos dos cruzamentos não ao acaso (ausência de panmixia). Entre estes efeitos, encontra-se a expressão de doenças recessivas hereditárias que estão, frequentemente, mascaradas em populações com maiores níveis de diversidade genética (e de heterozigotia, ou seja, com um maior número de indivíduos com dois alelos para um gene). Nestas pequenas populações fundadoras (como é o caso da comunidade Amish, constituída por um subconjunto de uma população europeia que se instalou na América do Norte dando origem a diversas subpopulações geneticamente isoladas) há, frequentemente, a ocorrência de elevados níveis de incidência de doenças autossómicas recessivas raras como consequência dos elevados níveis de consanguinidade (efeito de inbreeding).

2512 Visualizações 1 Total

References:

  • Mark Jobling, Edward Hollox, Matthew Hurles, Toomas Kivisild, Chris Tyler-Smith. (2013) . Human Evolutionary Genetics. Garland Science.
2512 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.