Conceito de Decomposição
A decomposição consiste num processo de transformação de compostos constituintes de seres vivos mortos noutros compostos que podem ser utilizados por outros seres vivos, correspondendo a uma fase do ciclo da matéria que ocorre na natureza.
Numa cadeia alimentar estão presentes produtores, consumidores e decompositores.
Os produtores são seres vivos autotróficos que, através de processos como a fotossíntese, sintetizam eles próprios nutrientes dos quais necessitam.
Os consumidores são seres vivos heterotróficos, que necessitam de obter o seu alimento do exterior, por absorção ou ingestão. Estes seres vivos podem alimentar-se de produtores ou de outros consumidores.
Os decompositores atuam sobre elementos com excrementos, plantas e animais mortos, convertendo a matéria orgânica que os constitui em matéria inorgânica. Esta matéria inorgânica pode depois ser utilizada por organismos produtores, iniciando-se um novo ciclo da matéria. A decomposição pode ser levada a cabo por bactérias e fungos.
O processo de decomposição mostra-nos assim que, tal como postulou Antoine Lavoisier, “na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Este processo pode ser aproveitado, por exemplo, para a realização de compostagem. Esta consiste num conjunto de procedimentos que visam promover a decomposição de matéria orgânica de forma a obter nutrientes inorgânicos que podem ser utilizados para fertilização de solos. Estes nutrientes podem ser uma alternativa a fertilizantes sintéticos. É também uma forma de aproveitamento de resíduos.