Cycliophora

Os Cycliophora são animais microscópicos, metazoários, dos quais apenas se encontra descrito o género Symbion. São comensais obrigatórios de artrópodes.

Os Cycliophora são animais microscópicos, metazoários, dos quais apenas se encontra descrito o género Symbion. São comensais obrigatórios de artrópodes, como a lagosta. São organismos acelomados, com a região compreendida entre o sistema digestivo e a parede do corpo preenchida por células de mesênquima. O corpo encontra-se dividido na região do funil bucal, num tronco oval e num disco posterior adesivo através do qual se fixa ao organismo hospedeiro.

Características gerais dos Cycliophora

O tronco e o disco adesivo são revestidos por uma película constituída por diversas camadas, a cutícula. Os adultos medem cerca de 350 micrómetros de comprimento. Alimentam-se de material em suspensão e capturam-no provocando a movimentação da água circundante através dos seus cílios, localizados num anel que circunda a abertura do funil bucal. Estas células ciliadas alternam com células contrácteis formando um par de esfíncteres que permitem, assim, o fecho da região oral. O intestino tem a forma de ‘U’ e está revestido de cílios em todo o seu comprimento. O funil bucal conduz ao esófago e ao estômago. O estômago é composto por grandes células glandulares. O intestino prolonga-se, na região anterior, até ao recto e ao ânus. Duas fibras musculares estendem-se desde a base dorsal do funil bucal até à região ventral do tronco. Estas fibras musculares servem, muito provavelmente, para movimentar o funil enquanto o animal se alimenta.

Os machos anões têm cerca de 85 micrómetros e não exibem nem intestino nem funil bucal. O corpo é, em grande parte, preenchido de mesênquima e por bolsas de esperma em desenvolvimento. Estes machos vivem agarrados aos adultos que possuem a capacidade de se alimentar de forma autónoma.

A circulação e as trocas gasosas ocorrem por difusão directa. Os Cycliophora exibem também um par de protonefrídios num dos estados larvares, porém, estas estruturas não foram ainda identificadas em adultos. Exibem ainda um gânglio cerebral, porém, este é o único elemento do sistema nervoso detectado nestes organismos.

Ciclo de vida com alternância de formas

O ciclo de vida dos Cycliophora alterna entre formas assexuadas e sexuadas. As fêmeas assexuadas produzem as ‘larvas pandora’ que se tornam rapidamente autónomas dos indivíduos parentais e se fixam ao mesmo hospedeiro que estes, desenvolvendo-se, assim, em indivíduos adultos. O estágio de reprodução sexuada parece coincidir com o final do período da fase de muda do hospedeiro. Alguns Cycliophora formam gémulas que se desenvolvem num macho adulto anão. Este macho aloja-se noutro organismo hospedeiro que albergue uma gémula de uma fêmea. Esta fêmea possui um oócito (célula sexual feminina) em desenvolvimento. O macho anão fertiliza esta gémula que passa, assim, a carregar o ovo fertilizado. O zigoto instala-se no mesmo hospedeiro que aloja a mãe, desenvolvendo-se numa larva cordoide. A larva abandona a mãe e inicia, assim, a dispersão em direcção a outro organismo hospedeiro.

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
+   Este artigo está a ser comentado na nossa página do Facebook   +
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

2635 Visualizações 1 Total

References:

  • Brusca, Richard C.  and Brusca, Gary J. (2002). Invertebrates. Sinauer Associates, 2ª Edição.
2635 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática