Comensalismo (Conceito, Definição, Significado, O que é)

O que é o Comensalismo: O comensalismo é uma relação ecológica que se estabelece entre organismos de espécies diferentes. Este vocábulo provém da palavra ‘comensal’ que…

O que é o Comensalismo

O comensalismo é uma relação ecológica que se estabelece entre organismos de espécies diferentes. Este vocábulo provém da palavra ‘comensal’ que significa literalmente ‘comer à mesa com’. A relação entre espécies Comensalismocomensais é benéfica para uma das espécies sem que a outra espécie seja prejudicada pela interacção estabelecida.

O epifitismo é um dos exemplos mais conhecidos de comensalismo. Existem numerosas espécies de plantas que vivem sobre outras plantas. São designadas por ‘epífitas’. Uma planta epífita não prejudica a planta sobre a qual vive, não a parasita nem lhe retira os nutrientes. Utilizam este recurso unicamente porque são plantas de pequeno porte e doutra forma não conseguiriam colonizar locais de elevada densidade de plantas, com pouca luz e pouco espaço disponível, como é o caso das florestas tropicais. As plantas epífitas são geralmente de pequeno porte e sustentam-se em troncos de árvores para conseguirem alcançar a luz do sol, recurso fundamental para poderem efectuar a fotossíntese.

Outro exemplo clássico de comensalismo é a interacção entre os peixes-palhaço (Amphiprion ocellaris) e as anémonas-do-mar. O peixe-palhaço é o único peixe conhecido capaz de viver entre os tentáculos venenosos das anémonas-do-mar. Os tentáculos destes organismos estão equipados com estruturas especializadas designadas por ‘nematocistos’ que, quando estimuladas, libertam substâncias tóxicas que podem paralisar ou matar pequenos peixes e outros animais. O peixe-palhaço possui um muco que reveste o seu corpo e o protege do veneno da anémona-do-mar. Desta forma, os peixes-palhaço conseguem abrigar-se entre os tentáculos das anémonas-do-mar e esconderem-se de potenciais predadores.

Palavras chave

Interacções bióticas – Relações ecológicas – Epifitismo

Referências bibliográficas

Ricklefs, Robert. (2003). A Economia da Natureza. Guanabara Koogan, 5ª Edição.

Lévêque, C. (2001). Ecologia: do ecossistema à biosfera. Instituto Piaget, Colecção Perspectivas Ecológicas, nº 36.

1164 Visualizações 1 Total
1164 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.