Conceito de Colónia
Colónia é a designação dada a um conjunto de indivíduos da mesma espécie que se encontram unidos pela necessidade de sobreviver, realizando assim uma relação intraespecífica em que todos procuram o bem-estar mutuo. A união dos membros de uma colónia é física sendo impossível a existência individual de cada membro.
Um exemplo de colónia é o crescimento bacteriano em meios de cultura próprios, isto é, uma única célula (bacteriana ou fúngica) desenvolve-se num meio que possui os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento, dando origem a muitas outras células igual que se organizam em pequenos aglomerados celulares. Este género de crescimento favorece um aumento de tamanho, indivíduos muitas vezes microscópicos organizam-se de forma a criar estruturas macroscópicas, sem prejudicar a rapidez normal de crescimento destes organismos.
Nestas colónias, assim como em algumas formadas por algas ou corais, existe uma homogeneização das funções uma vez que todos os indivíduos são semelhantes estes acabam por executar, todos, as mesmas funções.
As colónias podem ter, como dito anteriormente, indivíduos semelhantes que se unem realizando todos as mesmas funções, ou então podemos denominar de colónia grupos de indivíduos da mesma espécie que, apesar de permanecerem ligados fisicamente, sofreram uma diferenciação nos seus aspetos morfológicos, pois foram-se especializando ao longo da sua evolução, para cumprir determinadas funções específicas a cada um, sendo que um individuo pode ter função reprodutora enquanto outro terá a função excretora, por exemplo. Com este tipo de diferenciação podemos destacar Cnidários como as caravelas-portuguesas que possuem membros capazes de flutuar enquanto outros membros são responsáveis pela alimentação ou pela reprodução entre outras funções essencial a sobrevivência.
Um outro exemplo de colónia é o Volvox, uma estrutura esférica formada por algas verdes, possui milhares de indivíduos biflagelados, unidos por uma matriz glicoproteica gelatinosa e filamentos de citoplasmas, os flagelos permitem o seu movimento enquanto as células de maior tamanho são as responsáveis pela reprodução.
Muitas vezes este tipo de relação é confundido com a sociedade, pois ambos possuem caraterísticas muito semelhantes, no entanto, não se trata do mesmo tipo de relação. A grande diferença entre elas é a necessidade, por parte da colónia, de que os seus membros se encontrem fisicamente ligados entre si sendo impossível que um membro da colónia viva de forma isolada, o que não acontece com a sociedade.