O termo citoplasma é usado para designara toda a região interna da célula, que preenche o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo.
Costuma-se dizer que as células eucariontes são compostas de três componentes: membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Aspecto
Ao microscópio óptico o citoplasma apresenta-se como uma massa em geral pouco heterogênea, com certa fluidez que varia conforme o tipo de célula e as condições a que ela está exposta. Por exemplo, uma ameba tem grande mobilidade e fluidez do citoplasma, enquanto que uma célula óssea possui muito fosfato de cálcio que lhe dá imensa rigidez e baixa fluidez e mobilidade.
Células vegetais de Elodea vivas observadas em microscópio óptico sem adição de corantes. Figura adaptada de: http://www.microscope.com/education-center/how-to-guides/microscope-experiments/cytoplasmic-streaming/
Na observação de células vivas, como na figura anterior de uma folha de Elodea ao microscópio óptico, pode-se observar o movimento dos cloroplastos na célula. Esse movimento tem velocidade variável de acordo com a luminosidade e temperatura que a célula recebe.
O movimento do citoplasma é chamado de ciclose. O citoesqueleto está diretamente envolvido nesse movimento.
Observe o interior de protistas vivos no seguinte vídeo:
Para melhor observação do citoplasma pode-se fazer uso de corantes apropriados, conforme o que se quer observar. Algumas técnicas de coloração levam à morte celular, com isso não é possível observar a célula em funcionamento e certos movimentos do citoplasma.
Ao microscópio eletrônico é possível observar a grande diversidade de estruturas encontradas no citoplasma, como os organelos, grânulos de reserva, cristais etc., dependendo do tipo de célula analisado.
Micrografia eletrônica de um neutrófilo de rato. Figura adaptada de: http://www.bloodjournal.org/content/94/9/3141?sso-checked=true
Constituição
Essencialmente o citoplasma é composto três componentes: citosol, organelos e depósitos de diversas substâncias.
O citosol, também chamado de matriz citoplasmática, compreende a parte líquida com predominância de água e muitas substâncias dissolvidas, como proteínas, aminoácidos, glicídios, lipídios, ácidos nucleicos e íons minerais.
Mergulhados no citosol encontramos uma rede proteica denominada citoesqueleto e vários organelos, como mitocôndrias, lisossomos, retículo endoplasmático etc.
Os materiais depositados, também chamados de inclusões, podem ser de grânulos de glicogênio ou de amido, gotas de lipídeos, cristais etc., conforme o tipo de célula.
Funções
No citoplasma ocorrem inúmeras reações bioquímicas de importantes vias metabólicas, como a glicólise anaeróbica.
References:
http://www.bloodjournal.org/content/94/9/3141?sso-checked=true
DE ROBERTIS, Eduardo M. F; HIB, José. Base da Biologia Celular e Molecular. Tradução Antônio Francisco Dieb Paulo. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 2006 (4ª edição).
JUNQUEIRA, Luíz C.; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. São Paulo: Guanabara Koogan, 2012 (9ª edição).