Os Ciliophora são organismos Protistas que se movimentam através de cílios. São bastante comuns em ambientes aquáticos bentónicos e pelágicos de água doce ou salgada, bem como, em solos húmidos.
Existem formas sésseis (fixos ao substrato) ou errantes (como as paramécias), formas ectossimbiontes ou endossimbiontes de outros organismos e, existem mesmo alguns que adoptam um estilo de vida de parasita.
A maioria dos Ciliophora ocorre como células isoladas, no entanto, algumas espécies organizam-se em colónias ramificadas ou lineares.
São importantes endossimbiontes de animais ruminantes e gado, como cabras ou ovelhas. Estes organismos colonizam aos milhões o intestino destes animais, alimentando-se da matéria vegetal que eles ingerem e convertendo-a em elementos que possam ser assimilados pelo sistema digestivo do hospedeiro.
Algumas espécies de ciliados parasitam peixes e, sabe-se que pelo menos uma espécie, Balantidium coli, é um endoparasita do tracto digestivo de humanos. Outras espécies de ciliados são ainda utilizadas como bioindicadores da qualidade da água.
Características gerais dos Ciliophora
Nestes organismos, a forma da célula é mantida por uma película compostas por vesículas alveolares e uma camada fibrosa de epiplasma que se encontra por baixo da membrana plasmática.
Possuem cílios para se movimentarem e mitocôndrias com cristas tubulares. Exibem dois tipos de núcleos diversos: uma micronúcleo diplóide e um macronúcleo hiper poliplóide. O micronúcleo divide-se por ortomitose intranuclear sem centríolos, enquanto o macronúcleo se divide por constrição simples, sem divisão mitótica. Há, no entanto, um centro organizador do fuso mitótico para a divisão do micronúcleo.
A reprodução é assexuada e ocorre por fissão binária transversal (divisão homotetogénica). Observa-se também a ocorrência de reprodução sexuada por conjugação. Neste tipo de reprodução, dois indivíduos fundem-se e trocam de micronúcleo através de uma ligação que se estabelece entre os dois citoplasmas.
Não existem formas fotossintéticas entre os Ciliophora e, portanto, as suas células não apresentam plastídios. A substância de reserva é o glicogénio.
References:
De Mendonça, H. S. S. (2012). Ciliados Planctônicos e epibentônicos do Rio das Velhas e Tributários, MG: Ecologia e uso potencial pra bioindicação da qualidade das águas. (Doctoral dissertation, Universidade Federal de Ouro Preto).