Cica

Conceito de Cica

Cica é o nome comum dado aos elementos da família Cycadaceae. Assemelham-se a palmeiras, no entanto, são muito mais antigas e por isso menos evoluídas em termos filogenéticos.

Supõem-se que já existissem no tempo dos dinossauros, tendo sofrido poucas alterações desde que surgiram, o que as torna em espécies fosseis, isto é, espécies que existem à um longo período de tempo sem que tenham sofrido os efeitos da evolução. Devido à grande expansão desta família no Mesozóico, atribuiu-se o nome de idade das Cicas a essa época geológica.

As Cicas são plantas gimnospérmicas, isto é, plantas que não formam flor nem fruto, mas que já produzem sementes. Os seus órgãos reprodutores podem levar cerca de 10 anos a tornarem-se aptos a produzir as células reprodutoras, o que indica que estes indivíduos possuem uma longa fase vegetativa.

Estas plantas são indivíduos dióicos, isto é, apresentam uma divisão no que corresponde ao sexo da planta, cada individuo possui apenas um sexo. Os órgãos reprodutores encontram-se expostos, sendo dos maiores órgãos existentes na natureza. Apesar de apresentarem órgãos reprodutores expostos, são muito difíceis de fertilizar, o que torna a maioria dos indivíduos, presentes em jardins, estéreis.

Os indivíduos de sexo feminino produzem óvulos que podem atingir os sete centímetros de diâmetro e possuem uma cor alaranjada ou avermelhada dentro de uma estrutura semelhante a um cone. Os indivíduos do sexo masculino produzem uma estrutura semelhante a um cone de cor acastanhada, muito semelhante a pinhas, que podem atingir os vinte seis centímetros de comprimento e produzem o pólen que irá fertilizar a planta feminina.

Apesar da sua comparação com as palmeiras, as espécies do género Cycas possuem um porte mais pequeno. O seu crescimento é muito lento, apenas alguns centímetros por ano, por esse motivo apresentam um pequeno porte, que raramente ultrapassam os dois a três metros de altura, sendo maioritariamente arbustivos. Devido ao seu lento crescimento, estes indivíduos possuem uma elevada longevidade existindo alguns indivíduos centenários.

O seu tronco é muito grosso e cilíndrico, assemelhando-se a uma coluna que suporta no seu topo uma coroa de folhas disposta em hélice. O caule foi formado por restos de folhas que foram caindo.

As suas folhas são muito semelhantes às das palmeiras, longas (cerca de um metro de comprimento), rígidas e brilhantes, são também pinadas (compostas, formadas por limbos separados entre si, ligados ao longo do mesmo eixo) e pubescentes, além de apresentarem uma cutícula que lhes atribui características xerófitas, isto é, protegem a planta contra a dissecação.

Apesar de corresponderem a plantas tropicais, suportam bem o frio desde que se encontrem num local bem iluminado e em solo com boa escoagem, caso contrário, começam a apodrecer. Estas plantas podem suportar temperaturas que variam entre os -11ºc e os 42ºc.

Estas plantas são originárias da América, África e da Ásia, apesar de estarem disseminadas por todo o mundo devido ao seu uso como espécie ornamental de jardins. As espécies com maior longevidade encontram-se na Ásia.

 

Fontes:

cycad. (2015). In Encyclopædia Britannica. Consultado em: Agosto 19, 2015, em http://www.britannica.com/plant/cycad

Cycas megacarpa in Species Profile and Threats Database (2015). Department of the Environment, Canberra. Consultado em: Agosto 19, 2015, em  http://www.environment.gov.au/cgi-bin/sprat/public/publicspecies.pl?taxon_id=55794

Cycas revoluta. Missouri Botanical Garden. Consultado em: Agosto 19, 2015, em http://www.missouribotanicalgarden.org/PlantFinder/PlantFinderDetails.aspx?kempercode=e503

 

Palavras-chave:

Palmeira

Filogenia

Porte arbustivo

Dioico

1652 Visualizações 1 Total
1652 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.