Célula Procariótica

Conceito de Célula Procariótica: As células, estruturas elementares dos seres vivos, podem ser classificadas em eucarióticas e procarióticas…

Conceito de Célula Procariótica

As células, estruturas elementares dos seres vivos, podem ser classificadas em eucarióticas e procarióticas. As células procarióticas ocorrem apenas em seres vivos pertencentes ao Reino Monera, ou seja, em bactérias.

Este tipo de célula não apresenta núcleo individualizado, encontrando-se o material genético disperso no citoplasma – o que se designa nucleóide. Nas células procarióticas também estão ausentes a maior parte dos organelos celulares (que por sua vez são abundantes nas células eucarióticas). Geralmente apenas existem ribossomas. As funções desempenhadas pelos vários organelos são executadas, nomeadamente, pela membrana citoplasmática.

Exteriormente à membrana citoplasmática, estas células apresentam parede celular, a qual tem funções estruturais e de proteção e cujo principal constituinte é o peptidoglicano. Além da parede, algumas bactérias apresentam também uma cápsula, constituída por polissacarídeos e que confere resistência à ingestão e digestão por células fagocitárias.

Os organismos procariontes (que são constituídos por células procarióticas) podem apresentar diversas formas e dimensões, podendo também viver isolados ou em colónias. Alguns são heterotróficos e outros autotróficos.

787 Visualizações 1 Total
787 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.