Existem alguns milhares de espécies de caracol, animal que pode ser encontrado um pouco por todo o mundo. São animais invertebrados terrestres, pertencentes ao filo dos Moluscos e, dentro deste ao grupo dos Gastrópodes. Os caracóis são essencialmente herbívoros e preferem ambientes húmidos e amenos, já que a humidade e as temperaturas amenas contribuem para evitar que o corpo do caracol seque.
Características anatómicas
O corpo do caracol apresenta algumas estruturas características, tais como:
- pé
- concha
- rádula
O pé é uma estrutura muscular em forma de palmilha presente na zona ventral do corpo do animal. Contraindo e distendendo o pé o caracol desloca-se, deslizando sobre um muco que o próprio animal segrega.
A concha é uma estrutura protetora constituída principalmente por cálcio. Casa espécie de caracol apresenta um determinado padrão na concha. Além de proteger os órgãos, a concha confere também alguma proteção contra a desidratação e contra predadores. Em algumas situações, os padrões e a coloração da concha podem ainda contribuir para a camuflagem do caracol.
Na boca encontra-se a rádula, uma estrutura raladora cuja função é desfazer o alimento.
Reprodução
Os caracóis são hermafroditas, ou seja, cada indivíduo apresenta órgãos de ambos os sexos. São hermafroditas insuficientes ou incompletos, ou seja, os órgãos femininos e masculinos não contactam, pelo que cada indivíduo não se consegue reproduzir sozinho. O acasalamento tem que ocorrer entre dois indivíduos, podendo ambos formar ovos que são depositados na terra.
References:
Caracol. Disponível: http://www.pavconhecimento.pt/visite-nos/exposicoes/detalhemodulo.asp?id_obj=1184. Acedido a 16-11-2015.