Bloom de Algas

Conceito de Bloom de Algas: Bloom de algas consiste num crescimento muito rápido e sem controlo, em meio aquático, de uma comunidade de algas…

Conceito de Bloom de Algas

Bloom de algas consiste num crescimento muito rápido e sem controlo, em meio aquático, de uma comunidade de algas, em particular as microalgas e as cianobactérias. Apesar de ser mais frequente ocorrerem blooms de microalgas também é possível a ocorrência de blooms de macroalgas. Os blooms de macroalgas são detetados quando estas chegam às praias. Assume-se que existe um bloom de microalgas quando a quantidade de algas presentes em um mililitro de água ronda o valor dos milhares, não havendo um número exato estipulado.

Este crescimento pode muitas vezes ser sazonal, devendo-se ao aumento da luminosidade e à entrada, no ecossistema, de substâncias ricas em fosfatos e nitratos, o que leva há proliferação num espaço de tempo muito curto do fitoplâncton presente na massa de água.

Cianobactérias, microalgas e fitoplâncton

As cianobactérias é um organismo pertencente à divisão Cyanophyta, são conhecidas como algas azuis devido há sua cor, no entanto, não se tratam de algas, mas sim de bactérias pois são seres procariontes. As cianobactérias são bastante reconhecidas pela sua capacidade de realizarem fotossíntese, obtendo assim a sua energia, são também apontados como antepassado dos cloroplastos. Este grupo inclui seres aquáticos, unicelulares, com várias formas, como por exemplo forma filamentosa, apresentam normalmente cor azulada, mas podem também apresentar coloração verde. Podem reproduzir-se por fragmentação, divisão celular, endósporo ou exósporo.

As microalgas são um grupo muito abrangente de organismos unicelulares com pequena dimensão (a maior parte das vezes microscópica), por vezes estão organizadas em colonias podendo assim atingir maior dimensão. Estes seres são fotossintéticos e presume-se serem responsável por grande parte do oxigénio presente na atmosfera. Existem milhares de espécies diferentes, no entanto, a maior parte ainda não foi descrita. Podem ser encontradas tanto em água doce como em água salgada (consoante a espécie), sendo um dos principais elementos que compõem o fitoplâncton, o que as torna na base das cadeias alimentares aquáticas.

O fitoplâncton diz respeito ao conjunto de microalgas, algas verdes, bactérias e cianobactérias que compõe a base das cadeias alimentares de seres aquáticos como as baleias, camarões e diversas espécies de peixes. O termo fitoplâncton tem origem no grego e significa plantas que derivam, na verdade estes seres não correspondem a plantas, por definição, mas uma vez que realizam fotossíntese são muitas vezes comparados a estas. Trata-se de seres fotossintéticos que produzem o seu próprio alimento através da conversão de nitratos, fosfatos e outros compostos inorgânicos, em compostos orgânicos. As principais classes de algas que compõem o fitoplâncton são as Diatomáceas e os Dinoflagelados. O crescimento do fitoplâncton está limitado por vários fatores como a luz solar, a temperatura da água, a sua salinidade, a profundidade, além da concentração em ferro. As condições ideais variam consoante a espécie presente.

Como se forma um bloom

Numa época em que a temperatura aumenta e as concentrações de nutrientes como o fosforo, o nitrato, o carbono e o ferro são elevadas, as espécies de fitoplâncton começam a reproduzir-se rapidamente de forma exponencial, formando uma camada, muitas vezes de cor verde, à superfície da água. Esta camada forma uma espécie de filtro que impede a entrada de luz para estratos inferiores, tornando as águas mais turvas. As algas possuem uma esperança de vida muito curta, sendo assim acabam por morrer muito rapidamente originado uma camada de indivíduos mortos que se depositam no fundo. Após a deposição, as algas, começam a ser decompostas por decompositores (bactérias aeróbias) que irão gastar o oxigénio que se encontra na água e produzir dióxido de carbono, deixando as águas pobres em oxigénio o que leva há morte de muitos seres vivos, entre eles muitos peixes. Este processo pode levar à eutrofização.

Os nutrientes podem entrar no meio de forma natural ou pela mão do Homem. Quando a causa é antropogénica, esta deve-se aos poluentes que são introduzidos a quando dos despejos de lixo e esgotos para as águas, assim como das escorrências contaminadas por pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura. Os blooms tanto podem ocorrer em alto mar como em pequenos lagos ou rios, sendo que a água apresenta um aspeto, gosto e odor caraterístico, fazendo com que estas deixem de ser consideradas potáveis.

HAB (Harmful algal blooms)

Algumas espécies de algas produzem substâncias tóxicas que acabam por entrar na cadeia alimentar através da sua absorção e acumulação em certos seres vivos, mas o número de espécies com esta capacidade é reduzido. A ingestão dos indivíduos contaminados prejudica mamíferos, moluscos, aves e todos os seus predadores. Sendo que a sigla HAB corresponde à designação inglesa para um bloom de algas tóxicas.

O processo de formação de um bloom de algas tóxicas é muito semelhante ao descrito anteriormente, a grande diferença consiste nas toxinas que são libertadas, nas águas, pelas algas que as produzem. Estas toxinas não afetam os seres vivos que se alimentam diretamente das algas.

Alguns dos efeitos causados, por estes blooms, em seres vivos consistem em problemas de desenvolvimento, problemas neurológicose problemas reprodutivos, sendo que a pior consequência é a morte massiva de seres vivos. No ser humano os efeitos são semelhantes, podendo ser mais graves ou menos graves consoante a concentração de toxina ingerida e o meio pelo qual esta foi ingerida.

Inicialmente estes blooms eram denominados de mares vermelhas devido à cor que apresentavam, no entanto, um bloom pode apresentar diversas cores além da vermelha, sendo que cada alga tem uma cor caraterística, por esse motivo o termo entrou em desuso.

Os blooms de algas podem trazer problemas não só ecológicos como também sociais e económicos. Muitos comerciantes que vendem moluscos deixam de o poder fazer durante certas épocas do ano, ficando o seu negócio prejudicado. O próprio turismo também passa por dificuldades nas épocas de ocorrência do bloom, pois as águas não podem ser usadas além de possuírem um aspeto desagradável, estes fatos fazem diminuir a afluência de turistas a essas zonas..

Ainda se sabe muito pouco sobre as razões para o surgimento dos blooms sendo necessária mais investigação, assim como planos de monitorização com o intuito de averiguar mais sobre este assunto.

1032 Visualizações 1 Total

References:

1032 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.