Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Blastocisto
É um estádio do desenvolvimento embrionário atingido sensivelmente 5 dias após a fertilização e que precede a implantação do embrião ao útero. Caracteriza-se por ser constituído por uma massa celular interna, o trofoblasto e a existência de uma cavidade designada blastocélio.
Após a fertilização iniciam-se uma série de divisões celulares resultando num aumento do número de células chamadas de blastómeros, em consequência constituiu-se um embrião formado por uma massa de pequenas células em forma esférica – estádio de mórula. O acumulo gradual de líquido endometrial entre os blastómeros da mórula acaba por criar uma grande cavidade, separando os blastómeros em duas zonas. As células localizadas na periferia da mórula originam uma camada de células mais externa designada de trofoblasto e o grupo de células mais centrais originam a massa celular interna.
A massa celular interna, que assume uma posição não central no blastocisto, resultará no embrião e o trofoblasto irá dar origem à placenta e outros anexos embrionários, o trofoblasto sobreposto à massa celular interna tem o nome de trofoblasto polar e o restante em redor da cavidade de trofoblasto mural.
À medida que o tempo passa o blastocisto vai expandindo, aumentando de tamanho e as células da massa celular interna ficam mais compactadas, até que por volta do 6º dia o blastocisto eclode (hathes) para o exterior da zona pelúcida e fora do invólucro as células do trofoblasto aderem à zona superficial do endométrio iniciando o processo de nidação. Neste processo muitos embriões assumem a forma de um oito divididos em duas partes pela zona pelúcida e esta oclusão pode levar à formação de gémeos idênticos.
Até aqui as células da massa celular interna eram totipotentes, após a nidação através de movimentos celulares, num processo designado gastrulação, irão ser formadas 3 camadas celulares (ectoderme, mesoderme e endoderme) a partir das quais e por diferenciação celular se irão constituir os diferentes tecidos e órgãos.