Bioacumulação

Conceito de Bioacumulação: Bioacumulação é frequentemente usado como termo geral para descrever o processo de absorção de substâncias por um determinado…

Conceito de Bioacumulação

Bioacumulação é frequentemente usado como termo geral para descrever o processo de absorção de substâncias por um determinado organismo, e por ele armazenado. A bioacumulação engloba todas as fontes de substâncias combinadas (água, comida e ar por exemplo), sendo mais frequente nos organismos aquáticos. É geralmente considerado um fenómeno indesejável, particularmente no caso de substâncias produzidas pelo Homem, devido à possibilidade de algumas substâncias tóxicas poderem ser progressivamente acumuladas e atingir níveis perigosos. Substâncias naturalmente produzidas podem igualmente bioacumuladas, tais como as toxinas, produzidas durante os blooms de algas tóxicas, que por sua podem tornar organismos filtradores, como os mexilhões, tóxicos. Por outro lado, é um processo essencial que permite aos organismos assimilar e armazenar certas substâncias vitais para a sua sobrevivência, como certas vitaminas. Alguns animais exibem bioacumulação como modo de defesa; pelo consumo de plantas ou pequenos animais tóxicos, uma espécie pode acumular a toxina, a qual pode posteriormente ser usada para demover predadores.

A possibilidade da bioacumulação de uma dada substância poder apresentar efeitos adversos depende da toxicidade e da concentração atingida, e esta concentração por sua vez depende nas taxas pelas quais a substância é absorvida, metabolizada e/ou excretada. Substâncias químicas como os PCB’s, DDT, dioxinas, mercúrio e mais recentemente os microplásticos, englobam algumas das substâncias que levantam maior preocupação ambiental.

2755 Visualizações 1 Total
2755 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.