O que é um Atol
No âmbito da geografia, o termo Atol designa um ilhéu formado pela aglomeração e consolidação de corais e de outros invertebrados, apresentando geralmente uma configuração em anel que circunda uma laguna.
A sua formação inicia-se pelo surgimento de um recife de corais em torno de uma pequena ilha vulcânica. À medida que esta pequena ilha se afunda no oceano, o recife cresce de dentro para fora na busca de águas com mais nutrientes, transformando-se assim um recife de barreira em torno da ilha. Quando a ilha fica totalmente submersa pelas águas do mar, restará uma laguna interior totalmente rodeada pelo recife.
Os atóis formam-se predominantemente nas regiões tropicais, em zonas mais rasas do Pacífico e do Índico, onde constituem biomas únicos que incluem diversos tipos de plantas, peixes e uma grande variedade de pequenos animais marinhos.
Processo de formação de um Atol
Alguns exemplos de atóis mais conhecidos são o Atol Funafutti nas ilhas Ellice e que forma a capital de Tuvalu e o Eniwetok nas ilhas Marshall, famoso por aí terem sido efetuados testes nucleares pelo Estados Unidos. Uma referência também para o Atol das Rocas, localizado no Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, um dos poucos localizado no Oceano Atlântico.