Antropoide significa ‘com forma humana’ ou ‘semelhante ao Homem’. Os antropoides constituem uma subdivisão da ordem dos Primatas (infra-ordem Siimiformes) que compreende os Catarrinos e os Platirrinos. Os Catarrinos (macacos do velho mundo, macacos sem cauda e o género Homo) agrupam espécies com origem em África e Ásia. O género Homo inclui os humanos e outros hominídeos extintos. Do grupo dos Platirrinos ou ‘macacos do novo mundo’ fazem parte os antropoides originários do continente americano.
Hominóides
Se subdividir-mos ainda mais o grupo dos antropoides, podemos verificar que o Homem pertence a um grupo de primatas que se separou há cerca de 10 milhões de anos do grupo dos macacos. A este grupo, que inclui também os gibões, os orangotangos, os gorilas e os chimpanzés, para além de espécies já extintas das quais existe apenas registo fóssil, dá-se o nome de ‘Hominóides’ (superfamília Hominoidea).
Os orangotangos, os gorilas e os chimpanzés constituem o grupo dos Pongídeos, popularmente conhecidos como os ‘grandes antropoides’, e partilham um ancestral comum relativamente recente com o Homem. Porém, apenas há cerca de 6 a 8 milhões de anos atrás é que os antepassados directos do Homem surgiram em África, quando um determinado grupo de primatas se separou em dois. Este grupo ramificou-se na linhagem que deu origem ao chimpanzé e na linhagem que deu origem ao Homem (género Homo).
Palavras chave
Símios – Catarrinos – Platirrinos
Referências bibliográficas
Mark Jobling, Edward Hollox, Matthew Hurles, Toomas Kivisild, Chris Tyler-Smith. (2013). Human Evolutionary Genetics. Garland Science.
Williams, B. A., Kay, R. F., & Kirk, E. C. (2010). New perspectives on anthropoid origins. Proceedings of the National Academy of Sciences, 107 (11), 4797-4804.