Conceito de Amido
O Amido é um polímero da glicose que constitui um importante material de reserva das plantas, sendo constituído por dois polissacarídeos, dois polímeros de glicose formados através de síntese por desidratação, que diferem na estrutura da molécula: a amilose e a amilopectina. Enquanto a molécula da amilose não é ramificada, sendo constituída por moléculas de glicose unidas por por pontes glicosídicas α-1,4, que lhe conferem uma estrutura helicoidal, a amilopectina apresenta uma molécula compacta com numerosos braços, cada um formado por vinte a trinta unidades de glicose unidas por pontes glicosídicas α-1,4 e por ligações do tipo α-1,6 nos pontos de ramificação.
Tal como os restantes polissacarídeos, grupo de glícidos a que pertence, o amido pode ser hidrolisado, neste caso na presença de um catalizador químico ou biológico. As enzimas que actuam sobre o amido têm o nome de amilases.
O amido é encontrado nas sementes, caules e raízes de várias plantas tais como o trigo, a mandioca, o arroz, o milho, o feijão, a batata, entre muitas outras e é um importante componente da alimentação humana, sendo considerado a principal fonte de carboidratos.