Conceito de Adenina
A Adenina é uma base azotada de anel duplo pertencente ao grupo das purinas, complementar da timina, e tem como fórmula química C5H5N5. A Adenina tem diversas funções em bioquímica, destacando-se o facto de ser um dos componentes químicos do DNA (onde emparelha com a tinina através de duas ligações de hidrogénio) e do RNA (onde forma par com o uracilo no decorrer da transcrição durante a síntese proteica).
Destaca-se ainda a sua participação na respiração celular na forma de adenosina trifosfato (ATP), dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e dinucleotídeo flavina-adenina (FAD).
A adenina pode ser encontrada nos ácidos nucleicos, nos nucleótidos, nos nucleósidos e nas coenzimas de todos os seres vivos, e no ser humano o seu catabolismo produz o ácido úrico.
No passado a adenina era considerada uma vitamina do complexo B (vitamina B4) mas atualmente já não é mais considerada um vitamina verdadeira, sendo considerada como um nutriente que faz a ligação com duas vitaminas verdadeiras: com a niacina com a riboflavina, para formar dois co-fatores essenciais, nomeadamente o dinucleotídeo nicotinamida-adenina (NAD) e o dinucleotídeo flavina-adenina (FAD).