Refugiado

Refugiado

Texto introdutório:

A Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951 conceitua como refugiado a pessoa – ou grupo – forçado a sair de seu país por receio à perseguição devido à raça, religião, nacionalidade, opiniões políticas, entre outros.

Conceito:

O conceito de refugiado foi definido em 1951 pela Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados promovida pelas Nações Unidas, com vigência em 1954¹. Em grande parte, limitava as proteções aos refugiados europeus após a 2ª Guerra Mundial, mas em 1967 foi ampliado no Protocolo Adicional à Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados.

A definição aplica-se a uma pessoa – ou a grupos – impelidos a fugir de seus países e a cruzarem fronteiras devido a perseguições, violências ou guerras. São migrantes forçados que em sua maioria estão impossibilitados a voltar às suas comunidades devido às perseguições por raça, religião, nacionalidade, opiniões políticas ou integrarem determinado grupo social e por isso solicitam proteção internacional. ²

Muitas vezes define-se de forma generalizada os migrantes forçados como refugiados, mas alguns autores³ chamam atenção para o fato de grande parte dos migrantes forçados fugirem por razões não reconhecidas pelas leis internacionais de refugiados, muitos deles permanecendo nos seus países de origem.

De acordo com a ACNUR – Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados – o deslocamento forçado superou os 68 milhões de pessoas em 2017, o que representou um aumento pelo quinto ano consecutivo devido aos conflitos na República Democrática do Congo, à guerra no Sudão do Sul e os refugiados rohingya que saíram de Mianmar em direção a Bangladesh.

Referências Bibliográficas:

  1. Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados promovida pelas Nações Unidas. Disponível em: http://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf
  2. UN REfugee and Migrants. Disponível em: refugeesmigrants.un.org
  3. Castles, S., De Hass, H., J. Miller,M. The Age of Migration, 2014.

Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR http://www.acnur.org/portugues/

644 Visualizações 1 Total

References:

Referências Bibliográficas:

  1. Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados promovida pelas Nações Unidas. Disponível em: http://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/portugues/BDL/Convencao_relativa_ao_Estatuto_dos_Refugiados.pdf
  2. UN REfugee and Migrants. Disponível em: refugeesmigrants.un.org
  3. Castles, S., De Hass, H., J. Miller,M. The Age of Migration, 2014.

Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados – ACNUR http://www.acnur.org/portugues/

644 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.