Classe Social

Conceito de Classe Social: No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, a expressão Classe Social designa um…

Conceito de Classe Social

No âmbito da sociologia e das ciências sociais em geral, a expressão Classe Social designa um agrupamento de pessoas que, de acordo com critérios económicos e ocupacionais, possuem um status social idêntico. É um conceito relativamente recente, surgido no séc. XIX, criado para descrever as novas estruturas sociais surgidas nas sociedades da Europa Ocidental em resultado das alterações originadas pelas revoluções liberais e industriais dos finais do século XVIII. Distingue-se do conceito de casta pelo facto de, ao contrário desta última, ser aberto, isto é, é possível a mudança de status.

De acordo com Karl Marx, praticamente todas as sociedades, capitalistas ou pré-capitalistas, se caracterizam pela existência de classes dominantes (que possuem os meios de produção, terra ou capital e que controlam directa ou indirectamente os centros de decisão) e de classes dominadas por aquela. A classe social é assim definida como um agrupamento de agentes sociais situados nas mesmas condições no processo de produção

1223 Visualizações 1 Total
1223 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.