Adaptação Social

Conceito de Adaptação Social

Adaptação SocialNo âmbito da sociologia, a expressão Adaptação Social designa a formação de um certo denominador comum entre os membros de um sociedade ou de um grupo e um certo grau de adesão e conformidade às normas estabelecidas, grau este que varia com a margem de liberdade e de autonomia que o meio social permite a cada um dos indivíduos. O conceito de adaptação social é, neste sentido, equivalente ao conceito de integração social.

Esta adaptação social é efetuada através da aceitação, acomodação, respeito e assimilação das normas e regras sociais do grupo por todos os que dele fazem ou pretendem fazer parte, o que exige a cooperação de todos.

Ao longo da vida, os indivíduos necessitam passar por vários processos de adaptação social. Tal acontece de cada vez que entram numa nova escola, de cada vez que muda de emprego ou quando inicia um relacionamento afetivo. Sem esta adaptação não lhe será possível a integração nos novos grupos de amigos ou de colegas existentes.

322 Visualizações 2 Total
322 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.