A Terapia da Gestalt ou teoria da forma foi criada pelo psicanalista norte-americano Frederick Peris (1983-1970). Designa uma forma de psicoterapia de grupo no qual um individuo – o paciente – tem que vivenciar no aqui e agora da sessão terapêutica os conflitos através de uma expressão corporal a fim de reencontrar a unidade da sua personalidade. Está próxima da análise existência e da fenomenologia. Tem também associações ao psicodrama de Jacob Levy Moreno (1889-1974). A terapia a Gestalt foi sendo abandonada até voltar a emergir associada a diversas escolas tais como:
1.Association de Psicólogos y terapeutas para el desarollo (APTGD) – Valência-Espanha
2.Centro de Psicoterapia Gestalt de Santiago – Santigado do Chile – Chile
3.Instituto Gestalt das Canárias – Espanha
4.Gestalt Barcelona Jat – Barcelona – Espanha
Entre outras..
É orientada para teorias do ego contudo rejeita a 2ª tópica freudiana : Id Ego e Super-Ego. Em especial rejeita o Id, porque desvia o individuo da plena consciência e vai contra os seus princípios e o Super-ego porque é uma instância de opressão. Esta voltada para a desinteletualização do individuo em prol dos seus afetos ou das suas emoções.
Tem por objetivo levar o individuo a retomar contacto consigo, com os outros e com o mundo. Tem por objetivo a autorrealização. Apresenta também técnicas bioenergéticas baseadas na ideia da comunicação não-verbal, nos gritos, na ginástica, nas massagens e expressões corporais.
Um dos seus principais fundadores foi Fritz Perls (1893 – 1970).
O que se destaca nesta terapia é o termo de contacto. Este pode ser traduzido como uma necessidade básica nos seres humanos. A Relação de um individuo estabelece consigo e com os outros, com o mundo em geral é a premissa para a saúde ou para a doença na Gestalt Terapia. A relação está conceptualizada como fronteira e é o ciclo de contato-retração que explicita a interligação entre as noções de contacto e fronteira, bases da gestalt-terapia. É com base nesta interligação que em terapia, o processo de recuperar a saúde, a satisfação e o bem estar, os terapeutas da gestalt criam a técnica do processo de contrato-retração. Este é baseado em 5 passos:
Awareness (sensação): Emergência de impressões subtis, de consciência. O individuo começa a ser capaz de identificar a sua necessidade. (é o acordar)
Energização/Ação: Sensação crescente de energia e vitalidade. Necessidade de agir para alcançar a satisfação.
Contato: Procura daquilo que poderá levar à satisfação, o contacto e o encontro na diferenciação entre eu e o não-eu.
Retirada / Conclusão: A necessidade e a satisfação foram alcançadas na sua plenitude. Resolução e alivio. Retração da energia e da vontade de agir.
Retraimento: Fechamento gestaltico. A energia retrai-se por completo. Objetivo alcançado e sentido.
O Ciclo Gestáltico poderá ser explicitado como um ritmo de procura, contacto, ação e refechamento que traduz o funcionamento saudável do organismo.
Site de informação: http://gestaltnet.net
Palavras-Chave: Gestalt Terapia, Ego, Fritz Perls, ciclo gestáltico, Frederick Peris