Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras

A Sociedade Psicológica das Quartas Feiras foi a Sociedade criada por Sigmund Freud (1856-1939) para debater e fazer crescer a ciência por ele também criada e conceptualizada em toda a sua base- a Psicanalise.

Com os seus colegas Alfred Adler (1870 – 1937), Wihelm Stekel (1848 – 1940), Rudolf Reitler (1865 – 1917) e Max Kahane (1866-1923), a sociedade psicológica das quarta-feiras foi o primeiro circulo da história do movimento psicanalítico, iniciada em 1902.

Só 6 anos depois, em 1907, a Sociedade foi substituída pela verdadeira Associação de Psicanalise de Viena a WPV (Weiner Psychianalytische Vereinigung) que serviu de modelo a todas as sociedades reunidas depois na IPA – A International Psychoanalytical Association, a partir de 1910.

Como uma espécie de Brainstorming, a Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras funcionava todas as quartas-feiras do ano letivo exatamente às nove horas, reunindo os homens que defendiam Sigmund Freud e a sua recente ciência: A Psicanalise. Eram quase todos judeus que se juntavam nas noites de quartas – feiras com charutos e café numa casa da Rua Bergasse, no número 19, em Viena. Entre 1902 e 1907 debatia-se na mesma casa a psicanalise, o despertar de consciências para uma ciência que necessitava ser expandida e debatida nas suas diversas noções. Sentados em redor de uma mesa oval, médicos, filósofos, artistas educadores e gente erudita e curiosa, participavam em debates – sem preparação – e liam trabalhos escritos.

Em cada reunião a sorteio, os oradores era identificados para falar – conferencias e discussão a seguir – . Os temas mais abundantes eram os casos clínicos, as suas utopias ou aspirações, o inconsciente, o sonho, a sexualidade, os seus problemas pessoais e amorosos.

É denotar que além técnica de interpreta a vida infantil dos pacientes, a psicanalise também despertou o interesse dos psicanalistas por sii próprios, pela sua infância, os seus pais e a sua identidade. As reuniões de quartas-feira da sociedade recém criada também serviam para análise dos próprios analistas.

Poucas mulheres participariam. Antes de terminar a sua atividade, 50 % dos membros da sociedade eram psicanalistas, todos analisados por Sigmund Freud e Paul Federn (1871 – 1950)

Em 1906, Otto Rank, foi nomeado secretário, encarregando-se de estabelecer uma acta pormenorizada de cada sessão. Este psicanalista foi um dos médicos psicanalistas que mais recolheu informação sobre a Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras.

Em 1907, Sigmund Freud dissolveu a Sociedade, esta contava na altura com cerca de 22 membros. Um ano mais tarde, em 1908, teria lugar a Wiener Psychoanalytishe Vereinigung – WPV- Primeira instituição psicanalítica do mundo. Mais membros chegaram, e juntaram-se ao todo 58 homens, sendo 27 destes médicos. A WPV foi imediatamente reconhecida pela IPA, deixou de funcionar na casa de Sigmund Freud.

As questões da WPV deixaram de ser apenas aquelas que faziam parte de um grupo de amigos que se encontrava para discutir filosoficamente a sociedade e a psicanalise mas a organização da WPV, a sua estrutura, conferencias e a criação de uma escola. O relato em actas terminou em 1918, 8 anos depois de abrir portas. Viena, a cidade das suas instalações, pelo nazismo e fuga de todos aqueles que puderam fugir, transformou-se numa cidade fantasma, sem habitantes e o numero 19 da Rua de Bergasse, morada de Sigmund Freud e casa onde funcionava a Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras, ficou vazia. Atualmente, é o Museu de Sigmund Freud.

Obras em Destaque : Les premiers psychanalystes, Minutes de la Société Psychanalytique de Vienne, 1906-1918, 4 vols., 1962-1975

Link em destaque : http://www.freud-museum.at/

Palavras-Chave : Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras, WPV – Wiener Psychoanalytishe Vereinigung, IPA – International Psychoanalyse Association, Sigmund Freud, Otto Rank, Paul Federn, Museu de Sigmund Freud

Bibliografia :

Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)

2711 Visualizações 1 Total
2711 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.