Síndrome de Abstinência Alcoólica

Conceito de Síndrome de Abstinência Alcoólica: A abstinência do álcool é caracterizada pelo desenvolvimento de sintomas de privação do consumo por um….

Conceito de Síndrome de Abstinência Alcoólica

A abstinência do álcool é caracterizada pelo desenvolvimento de sintomas de privação do consumo por um período de 4-12 horas, aproximadamente e revela manifestações cognitivas e fisiológicas.

Ocorre quando diminui a concentração tecidular ou sanguínea de uma substância utilizada prolongadamente e é caracterizada por sintomas como tremores, náuseas, vómitos, alucinações transitórias, cefaleias, insónias, convulsões e ainda sintomas afectivos como a ansiedade, a depressão e irritabilidade. Estes indicadores podem ser agravados devido a fatores com a fadiga, a desnutrição e à presença de outras doenças físicas.

Ligada à abstinência, destaca-se a síndrome de abstinência alcoólica. Caracteriza-se por sinais e sintomas consequentes da interrupção total ou parcial do consumo de bebidas alcoólicas e por ser um quadro onde ocorrem tremores, seguidos de uma sintomatologia que pode chegar a episódios psicóticos com alterações relacionadas com a percepção, convulsões e até sintomas relativos à fase chamada delírium tremens. Nesta fase, são comuns alterações cognitivas, da atenção, da memória e desorientação espácio-temporal, além das alucinações, febres e tremores.

459 Visualizações 1 Total
459 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.