Biografia de Rorschach, Herman
Psicólogo e psicanalista austríaco, nascido em 1884, Herman Rorschach notabilizou-se por ter sido o fundador do psicodiagnóstico (conhecido por Teste Rorschach), um teste de personalidade que, devido à sua rápida aplicação e diagnóstico imediato, é actualmente muito usado na selecção de pessoal e orientação profissional. Nasceu em Zurique numa família protestante e desde muito cedo demonstrou ter um gosto especial pelo desenho. Foi aluno de psiquiatria de Eugen Bleuler (1857 – 1939) e Carl Gustav Jung (1857 – 1961) na clinica do hospital Burghölzli e tinha especial interesse pela psicanálise freudiana.
Inspirado no jogo de Klekografia (jogo de manchas de tinta) Herman Rorschach criou o Teste Rorschach. O jogo de Klekografia consistia em fazer manchas de tinta numa folha de papel que era dobrada ao meio de maneira a que as manchas adquirissem diversos formatos. Rorschach defendia que, utilizando um conjunto de dez placas com figuras simétricas que despertam a imaginação do indivíduo, seria possível identificar as tendências espontâneas que constituem a estrutura básica da personalidade e os traços afectivos e cognitivos fundamentais da vida mental.
Em 1919, fundou com Oskar Pfister e Emil Oberholzer a sociedade suíça de psicanálise tendo um papel importante. Três anos antes de morrer, escreveu o Psychodianostik, em 1921, a obra que marcou o início do teste Rorschach. Foi definido pelo autor como um teste projetivo destinado a estudar as representações imaginárias de crianças e adultos. Das técnicas que estavam associadas a este teste, emerge a associação livre que dá o mote ao que hoje é considerada a Consignia Rorschach: Diga tudo aquilo que isto lhe faz lembrar? (imaginação e associação livre)
Herman Rorschach morreu aos 37 anos, em 1924, na consequência de uma apendicite.