Resiliência

Conceito de Resiliência

Resiliência é um termo amplamente utilizado em psicologia, na caracterização de pessoas que conseguem superar as adversidades da vida, adaptarem-se à mudança e aos desafios que surgem e assim, tornarem-se mais fortes. Trata-se de um termo adaptado da física, que caracteriza os materiais que após sofrerem pressão, voltam ao seu estado natural, como é o caso da mola. Assim, em psicologia, o conceito de resiliência é aplicado àquelas pessoas que são capazes de se adaptar a qualquer situação. Mais tarde, foi transportado para a área organizacional, havendo provas da importância da resiliência na carreira e nos processos organizacionais, permitindo às pessoas encarar as mudanças, as dificuldades e o stress dos climas empresariais cada vez mais competitivos. Mas então, o que caracteriza uma pessoa resiliente? São pessoas que são capazes de se auto-controlar na adversidade, de gerir as suas emoções (mantendo sempre a calma e a serenidade perante o stress), conseguem controlar os seus impulsos, são optimistas (acreditam na possibilidade de mudança e melhoria, desenvolvendo uma atitude mental positiva, que reflecte o seu estado interior de capacidade). São pessoas capazes de analisar o ambiente à sua volta e usá-lo a seu favor, são empáticas (facilmente conseguem pôr-se no lugar do outro), são pessoas que procuram as soluções mais adequadas e tomam as decisões que visem o atingir dos seus objetivos. Acreditam nelas e nas suas competências, estando sempre de bom humor, para lidar eficazmente com o stress, tornando as situações mais leves.

Todos estes factores são importantes quer para o dia-a-dia das pessoas permitindo-lhes lidar com as dificuldades da vida, mas também em contexto de trabalho, permitindo lidar com a pressão e, assim, sobrevivem aqueles que mais do que competentes são resilientes.

796 Visualizações 1 Total
796 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.