Relações interpessoais

No dia-a-dia, o ser humano está em constante relacionamento com familiares, amigos, colegas de trabalho, entre outros. Este processo de socialização ocorre desde o nascimento. Os indivíduos relacionam-se com os que os rodeia.

A interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas por pessoas e grupos sociais. É a condição essencial para o desenvolvimento da sociedade.

Alguns autores como Berger e Luckman consideraram que o indivíduo não pode existir sem haver comunicação e interação com os outros, pois é considerado um ser biopsicossocial.

As relações interpessoais estabelecidas não são todas iguais. Nas interações formais, existe um relacionamento mais direto. Exemplo deste tipo de interações: relações estabelecidas com familiares, amigos e professores. As interações informais acontecem quando os indivíduos não se conhecem e interagem pela primeira vez como por exemplo nos transporte públicos, num concerto, num hospital.

Desta forma, quando estamos perante uma pessoa conhecida a nossa interação será mais aberta do que com um desconhecido.

A interação social é um fenómeno presente na nossa sociedade e estamos constantemente a agir e relacionarmo-nos com os outros, independentemente do tipo de relação estabelecida.

 

 

946 Visualizações 1 Total
946 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.