Psicogénese (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Psicogénese: A Psicogénese é uma área da psicologia que estuda a origem e o desenvolvimento ou evolução dos processos mentais, das funções…

Conceito de Psicogénese

A Psicogénese é uma área da psicologia que estuda a origem e o desenvolvimento ou evolução dos processos mentais, das funções psíquicas ou das causas psicológicas que estão por detrás de diversos fenómenos com origem mental tais como: sinais ou sintomas.Psicogénese

Autores tais como Sigmund Freud (1856 – 1939) nas obras «Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade», (1905), «A Interpretação dos Sonhos», (1900), «Estudos sobre a Histeria», (1895),entre outras, descreveu e elaborou teses sobre as causas de alterações comportamentais ou os sintomas que indivíduos histéricos apresentam que conduzia a ações que não faziam parte da sua forma comum de funcionar. Damos outro exemplo tal como Margaret Mahler (1900- 1985) na sua obra «O Nascimento Psicológico do Ser Humano» (1975) descreve os diferentes estádios pelos quais a criança passa, em relação com a mãe, do nascimento e fusão materna até à individualidade psicológica acompanhada pela maturação física que configura ações, comportamentos caraterísticos do que é um ser humano com identidade própria, singular, autónomo e individuado.

Palavras- Chave: psicogénese, processos mentais, funções psicológicas, sinais, sintomas, origem psíquica, causa psicológica

Bibliografia:

  • Laplanche, J. & Pontalis, J.-B. (1990) Vocabulário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Presença (obra publicada em 1967)
  • Roudinesco, E. & Plon, M. (2000). Dicionário de Psicanalise. Lisboa: Editorial Inquérito. (obra original publicada em 1997)
1440 Visualizações 1 Total
1440 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.