Projeto para uma Psicologia Científica (Livro)

Apresentação da Obra Projeto para uma Psicologia Científica: Nesta obra, S. Freud inicia a descrição e argumentação do aparelho psíquico…

Apresentação da Obra Projeto para uma Psicologia Científica

Nesta obra, S. Freud inicia a descrição e argumentação do aparelho psíquico. Surgem as primeiras conceptualizações de defesa, principio do prazer, tendência à inercia, o Eu e processo primário e secundário. Bastante influenciado pelo seu colega Fliess, o autor constrói o sistema psíquico na sua relação ao sistema nervoso.

Tal como o autor explica na sua obra, o Processo de Defesa surge a partir de três aspetos:  defesa primária, inibição e repressão. Em seu entender, haveria uma representação que seria irreconciliável com o Eu que conseguia inibir a libertação de desprazer. Para isso, fazia investimentos colaterais, havendo proporcionalidade nas intensidades da relação desprazer-inibição, ou seja quanto maior o desprazer sentido e indicado ao nível do Eu maior reforço este faria na inibição. Esta inibição terá semelhanças com a noção de contra-investimento definido pelo mesmo autor mais tarde.

O processo primário estaria relacionado com a descarga prematura de energia, tendência à inércia, também explicado por Sigmund Freud, mais tarde, com o princípio do prazer em Para Além do Princípio do Prazer. O desprazer está vinculado com a descarga prematura. A descodificação de informação pela mente humana não é esquecida também pelo autor sendo pois nomeados três tipos de neurónios: Phi, Psi e Omega.

O processo secundário está associado ao processo de inibição e repressão efetuado pelo Eu em contato com a realidade exterior, a partir das barreiras de contacto entre o Eu e o mundo exterior, já sabiamente, mencionadas pelo autor e que se constituem da relação com os pais. O contato que o Eu faz com o mundo externo dar-se-ia através de outra função egoica: a função de julgamento que mais tarde estaria associada ao juízo de atribuição.

555 Visualizações 1 Total
555 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.